domingo, 11 de abril de 2021

Pizzaria do Senado em ação: quem quer um pedaço? Tem pra todo mundo!


A chamada CPI da Pandemia ainda nem foi instalada e já temos um cheirinho de pizza no ar. Primeiro foi o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que matou no peito o pedido de investigação e, driblando a lei, mostrou que atua como zagueiro do time bolsonarista, tentando impedir a sua abertura com chutões para o alto e marcação cerrada ao ataque da oposição.

Com a interferência legítima do Supremo Tribunal Federal, ao mandar simplesmente que se cumprisse a lei (obtido o número de assinaturas suficientes e atendidos todos os critérios para instaurar a CPI), ressurge agora o dedo podre do presidente demente para tentar melar a CPI e impor a narrativa mais conveniente e oportunista ao bolsonarismo.

São várias as frentes de atuação do desgoverno Bolsonaro: primeiro, tentam conseguir no tapetão, com uma mãozinha dos juízes que estão no bolso, que a decisão caiba exclusivamente ao Senado; ou seja, que o plenário do STF feche os olhos para o descumprimento da lei e que o zagueirão Pacheco domine a área governista com a anuência da maioria do Centrão.

Em ação orquestrada há também o ataque contra os ministros do Supremo que são considerados “incômodos” ao desgoverno Bolsonaro, como Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, com esdrúxulos pedidos de impeachment apresentados pelos palhaços de plantão que o Circo do Bozo tem no picadeiro do Senado e que repercutem nesse show de horrores diários da mídia ideológica e domesticada da bolha bolsonarista.

E, por fim, a mudança de foco para desviar as investigações. Já que a CPI se tornou inevitável, a maioria governista no Senado, mal intencionada, resolveu simplesmente que vai centrar fogo nos governadores e prefeitos, como já ordenou Bolsonaro. Ao criar factoides, numa só arrancada “inocenta” o presidente negacionista e genocida, poupa o Ministério da Saúde e ainda incrimina seus opositores. Golpe de mestre!

Em última instância, ao desviar a investigação para estados e municípios (que deveriam ser investigados em ações paralelas), mudando o propósito original da CPI e atendendo aos interesses bolsonaristas, dá também instrumentos para o questionamento jurídico e argumentos para a decretação da inconstitucionalidade das investigações e de eventuais punições. Ou seja... 🍕