quarta-feira, 10 de novembro de 2021

A minha opinião sobre o prefeito Ricardo Nunes? Era um vereador medíocre. Agora só deixou de ser vereador.


Com todo o respeito que tenho por qualquer pessoa, mas nenhuma cortesia que devo a político algum (ao contrário, quem deve satisfação e respeito ao eleitor - e não tem - são os detentores de mandato), eu vou dizer que considero Ricardo Nunes totalmente despreparado e desqualificado para o cargo de prefeito de São Paulo. Agora, vamos aos fatos.

O padrão dos vereadores paulistanos é de medíocre para baixo. A inépcia da maioria que atua como despachante de luxo de setores econômicos e dos mais diversos lobbies na cidade pode ser traduzida na aprovação à fórceps da reforma da previdência municipal (e nem entro aqui no mérito, apenas na forma com que foi votada à meia-noite de ontem, enquanto a polícia batia nos sindicalistas que protestavam na porta da Câmara).

As cenas de truculência contra trabalhadores apenas endossam a minha opinião sobre Ricardo Nunes e os vereadores. Prefeito por conta do destino e das articulações políticas e eleitoreiras para a definição do vice de Bruno Covas, que já enfrentava o câncer que acabaria por abreviar a vida do jovem titular do cargo, o ex-vereador do MDB não teria sido eleito em nenhuma outra hipótese. Mas está aí desde 2020 e deve permanecer até o final de 2024.

Pobre São Paulo. Esse prefeito que trata o trabalhador como inimigo, um burocrata da velha política, vai aumentar a tarifa do transporte e o IPTU. Vai destroçar o Plano Diretor. Já aumentou o próprio salário, e o dos secretários, e o dos adjuntos, e o dos subprefeitos e demais cargos de confiança em pouca coisa (contém ironia): algo entre 30% a 46%. Para os demais servidores, reajuste de 0,01%. Fora o confisco de 14% sobre os aposentados. Dá para levar a sério?

A relação com a Câmara Municipal é aquela promiscuidade de sempre. O Executivo manda, o Legislativo obedece. Mas não a troco de nada, claro, porque ninguém é bobo nem dá apoio de graça. Tem muito cargo, muita emenda, muito toma lá dá cá (e isso não é uma acusação, apenas uma constatação). Basta andar de ouvidos e olhos abertos pelos corredores do Palácio Anchieta. Um antro!

Todos se dão bem com Ricardo Nunes, principalmente quem se beneficia de pressões e interesses políticos, como os vereadores e os caciques dos grandes partidos, megaempresários, fornecedores e prestadores de serviços da prefeitura (obras, transporte, limpeza pública, creches), exploradores do mercado imobiliário, privilegiados e endinheirados em geral. Só o povão não tem a mesma sorte.

Educação vai mal. Trânsito e mobilidade, idem. Saúde, naquelas, vai se recuperando do pior da pandemia. Habitação, ruim. Sustentabilidade e meio ambiente nem se fala: nunca se viu tanto loteamento irregular, projeto liberado em condições discutíveis, vistas grossas de fiscalização. Aonde vamos parar? Não se sabe. O que fazer? Me diga você! E alguém prove, por favor, que a minha opinião é equivocada!