sexta-feira, 12 de novembro de 2021

É tiro, porrada e bomba: O que falta na Câmara Municipal de São Paulo? Um octógono de MMA? Um ringue de luta no gel? Ou só vergonha na cara já basta?


Briga entre duas vereadoras do mesmo partido no plenário e no banheiro anexo com empurrão, arranhão, enforcamento e peruca arrancada e pisoteada realmente é um “Novo” patamar até para o tradicional baixo nível da má política genuinamente brasileira.

Nem interessa saber os motivos de Janaína Lima e Cris Monteiro, as brigãs em questão, vereadoras do partido Novo, mas ambas passaram de todos os limites de civilidade e consequentemente perderam a razão. Perderiam também o mandato em qualquer casa política séria do mundo. Vamos ver…

Quando criticamos a mediocridade dos vereadores paulistanos, em geral a maioria da população concorda mas os habitantes daquele mundinho paralelo que é o legislativo se enchem de ira e indignação. Afinal, estaríamos sendo injustos na generalização e na contundência da crítica.

Pois, vamos lá! Nem todos são iguais, evidentemente. Há bons e maus políticos como há gente boa e gente má, competente e incompetente, de bom e mau caráter em tudo que é lugar, coisa típica do ser humano. Mas ali naquela que se costuma chamar de “a casa do povo” esperamos um mínimo de decoro, ética, probidade, educação e respeito. Ou não?

As vias de fato (com lesão corporal) entre as coleguinhas - e que desserviço dado de mão cheia aos machistas de plantão, principalmente àqueles que buscam motivos para destilar preconceitos e chavões contra as mulheres - foram só o desfecho mais espalhafatoso e de maior repercussão, mas essa briga ficou longe de ser o único fato escandaloso e deplorável no plenário. Foi daí para pior.

O dia (e noite adentro) da sessão que marcou a aprovação das mudanças na previdência do funcionalismo paulistano vai realmente ficar para a história. Violência dentro e fora da Câmara, agressões, acusações de compra de voto entre vereadores, xingamentos, ameaças, as galerias divididas entre torcidas organizadas pró e contra a base governista. Descontrole e vergonha total!

Houve mais brigas, empurrões, disse me disse, insinuações maldosas com indícios de racismo, homofobia e misoginia. Não precisamos nominar os personagens nem detalhar os acontecimentos. Tudo está gravado na íntegra, disponível no Youtube e registrado para a posteridade. Mas envolveu, por exemplo, homem branco com postura de machão neandertal e a reação indignada de mulher negra da periferia e de uma trans. Basta?

Até para o histórico da Câmara de São Paulo foram ultrapassados todos os limites toleráveis. E olha que ali já aconteceu de tudo um pouco: vereador sair preso do plenário, vereadora com revólver na bolsa ameaçando atirar na cara de colega do partido, outro entrar na sessão com espada de samurai, ovo podre, tomate, tapa, empurrão, puxão de cabelo, dedo no olho, chutes e pontapés. É literalmente tiro, porrada e bomba. E salve-se quem puder!