terça-feira, 16 de novembro de 2021

Doria ou Leite? Não vai sobrar pena sobre pena no ninho tucano!


As prévias do PSDB para escolher o candidato daquele partido (repartido, rachado e dividido) à Presidência da República devem acontecer neste domingo, 21 de novembro. Concorrem pra valer dois governadores: o paulista João Doria e o gaúcho Eduardo Leite. O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgilio, cumpre tabela.

Não importa o resultado, há uma certeza: o PSDB vai sair menor dessas prévias e das eleições de 2022. O que todo mundo conhece nos bastidores, fruto de uma disputa partidária fratricida e sem muitos escrúpulos, vai virar fratura exposta a partir de domingo. De um lado, a turma do Aécio Neves e do Eduardo Leite. Do outro, o grupo do João Doria. No meio, FHC, o último dos tucanos de alta plumagem ainda influente e um bando de oportunistas e liquidacionistas do velho PSDB.

Se ao menos houvesse alguma expectativa real de conquistar a Presidência no próximo ano, os tucanos que não se suportam poderiam ir se tolerando. Mas isso é cada vez mais improvável num cenário que segue polarizado entre Bolsonaro e Lula, enquanto entre as opções da chamada 3ª via se destacam nomes como Sérgio Moro ou Ciro Gomes muito à frente de Doria ou Leite, um muito rejeitado e outro total desconhecido.

Ainda assim todo mundo espera o resultado das prévias tucanas para planejar seus próximos passos: de Bolsonaro na escolha do partido ao qual vai se filiar para tentar a reeleição (PL, Progressistas ou Republicanos) ao ex-governador paulista Geraldo Alckmin, que pode disputar novamente o mesmo cargo que já ocupou por 14 anos ou, veja só, até mesmo ser vice de Lula (num duplo twist carpado na política que daria um nó na cabeça do eleitor e dos estrategistas).