quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

A senha golpista está dada: deputado bolsonarista preso força o confronto institucional e desafia o estado democrático de direito


A notícia do dia, que vai render opiniões polarizadas e gerar consequências políticas por muito tempo, é a prisão do deputado bolsonarista que ameaçou, xingou e incitou a violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal, além de pregar o golpe e defender um “novo” AI-5.

Ex-PM (que seria expulso da corporação se não se tornasse político, preso também diversas vezes no quartel, com mais de 60 sanções disciplinares em cinco anos de carreira), Daniel Silveira foi eleito deputado federal pelo PSL do Rio de Janeiro em 2018 com apoio da familícia Bolsonaro.

É réu no inquérito das fake news e lacrou nas redes da escória bolsonarista ao rasgar a placa com o nome de rua que homenageava a memória da vereadora negra Marielle Franco, assassinada por policiais militares e milicianos cariocas. O argumento para atacar a honra dos outros? “Liberdade de expressão”. A mesma que foi cassada pelo AI-5 na ditadura.

Para pregar outro golpe contra o estado democrático de direito, atacar, xingar, acusar e dizer que se imaginava “surrando na rua” os juízes do STF, o bolsonarista Daniel Silveira apostou na imunidade parlamentar e no foro privilegiado. O ministro Alexandre de Moraes não interpretou assim a lei e decretou a sua prisão por flagrante delito.

Bolsonaristas urraram (de ódio e alegria, porque eles querem provocar exatamente este confronto institucional). Subiram o tom do ataque e das ofensas. Os onze ministros do STF e os deputados na Câmara devem obrigatoriamente se manifestar sobre a prisão. E agora? Vão proteger o deputado valentão, cafajeste e criminoso? Cabe que tipo de interpretação constitucional? Qual remédio jurídico?

Se não bastasse o vídeo que motivou a prisão, o deputado gravou outro (e recebe apoio de seus pares), com recados tão ou mais agressivos, enquanto a Polícia Federal o aguardava na sala da casa dele para conduzi-lo à prisão. Seguiu postando nas redes. Mais um showzinho midiático bem ao gosto do bolsonarismo.

O deputado machão virtual diz que para ele é um “orgulho” ser preso assim. E que está disposto a “matar ou morrer”. Essa é a senha dos apologistas do golpe e dos saudosistas da ditadura, da censura, da tortura. Sabem que armar e arregimentar fanáticos e lunáticos é a única chance de se perpetuarem no poder.

Daniel Silveira, o deputado preso, não está só. Age como porta-voz. Ponta de lança do ódio. Esse é o modus operandi dos bolsonaristas, aí incluídos o próprio presidente demente e seus filhos delinquentes. Nada é por acaso. Tudo faz parte do plano estratégico, da construção da narrativa.

Eles ameaçam, provocam, atacam, ofendem, agridem, desafiam, testam e ultrapassam a cada dia um pouco mais o limite. E aí? Como enfrentar? A sociedade organizada, civilizada, vai reagir ou seguiremos como gado na marcha firme para o matadouro? O futuro do Brasil está em jogo.