segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Feliz Ano Velho! Acabou o recesso parlamentar: tudo ao mesmo tempo agora! (Pobre Brasil)

Primeiro de fevereiro. Segura a carteira. Fim do recesso dos políticos, privilégio que nem deveria ter acontecido em plena segunda onda da pandemia, com recorde de mortes e agravamento da crise, mas quem disse que eles vivem no mundo real, não é mesmo?

Pois hoje já acontece a eleição das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Serão eleitos os candidatos do Centrão, com apoios que reúnem o pior da direita, do centro e da esquerda. Sob o aval bolsonarista, obviamente, que abriu os cofres públicos e a caixa de maldades para eleger o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) pelo voto secreto. Argh!

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, esperamos as providências sobre o caso do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania), flagrado importunando sexualmente a colega Isa Penna (PSOL). O caso está parado na comissão de ética da ALESP, na comissão de ética do partido e na Justiça após denúncia do Ministério Público. 

A nossa opinião: o deputado merece ser expulso da legenda e ter o mandato cassado. Vai ser? Aí que a porca torce o rabo (para usar essa expressão interiorana, já que ele apela como um cidadão simplório e honesto ao corporativismo dos colegas paulistas). Para ser expulso do Cidadania (e será), precisa ser derrubada uma liminar no Tribunal de Justiça. Para ser cassado, depende do voto secreto dentro desse mundinho político tão peculiar - que já sabemos como funciona (em outra dimensão, rotação e sintonia).

Por exemplo: dá para levar a sério o presidente demente no enfrentamento da pandemia? Mas não é só o negacionismo e o obscurantismo de Bolsonaro que merecem ser criticados. O vai-e-vem de fase laranja e vermelha no Estado é um abacaxi político a ser descascado pelo governador João Doria. O respeito ao isolamento e a credibilidade do governador despencaram. O que salva é a vacina. Oremos!

E a presença do prefeito Bruno Covas, torcedor santista, na final da Libertadores, no sábado, lá no Maracanã? Ele tem o direito de ir e vir, como todo cidadão, certo? Errado! Na fase vermelha, nenhum paulista está liberado para fazer o que quiser. Até os parques estão fechados no fim-de-semana. Por que então só o lazer do prefeito deveria ser respeitado e preservado? Errou! Tiro no pé!

É isso! Vamos acompanhar tudo. Quer saber mais, releia alguns posts. Estaremos de olho em cada acontecimento político. Congresso Nacional, presidente, governador, prefeito, Assembleia, Câmara Municipal. Sinto informar, mas vocês não terão vida fácil. Aqui é oposição, cobrança, fiscalização. Quer elogio? Fique na sua bolha. Aqui, não! Aqui é trabalho!