segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Que doença é o bolsonarismo, afinal? Será que tem cura?


Vamos conversar com sinceridade: Que tipo de gente pode se dizer satisfeita com um presidente como Jair Bolsonaro? Que Brasil é este que os bolsonaristas desejam ao manter um demente no poder? O que melhorou no país efetivamente nesses dois anos e pouco de desgoverno?

Como resposta eleitoral para impedir a vitória do PT lá em 2018, embora existissem no 1º turno inúmeras outras saídas menos drásticas, pode até ser um argumento minimamente compreensível diante da polarização quase plebiscitária e reducionista que se deu no 2º turno. Mas isso foi lá atrás.

Muita gente votaria em qualquer candidato que representasse o antipetismo. As opções de centro fracassaram. Outros nomes à direita não empolgaram. E Bolsonaro juntou toda uma corja de fanáticos, lunáticos, golpistas e dezenas de milhões de brasileiros fartos do PT e da política em geral para votar nele que é o pior dos políticos (e dos seres humanos).

Ok, vamos partir do pressuposto que muito brasileiro votou de boa fé naquele que prometeu manter a Lava Jato, combater os corruptos, implantar reformas estruturantes, instituir uma política liberal, acabar com o loteamento de cargos e o toma lá dá cá no Congresso, defender a prisão em 2ª instância, derrubar o foro privilegiado etc.

Mas Bolsonaro já se mostrou exatamente o oposto de tudo aquilo que prometeu. Acabou com a Lava Jato, uniu-se aos bandidos do Centrão e não teve coragem de implantar nenhuma reforma (a não ser uma gambiarra capenga na Previdência, que ataca os direitos do trabalhador e amplia os privilégios de militares e da elite do funcionalismo público, como os políticos e os juízes, por exemplo).

O próprio discurso de confronto com o STF - que bolsonaristas golpistas desejam fechar - foi para enganar trouxa. Nomeou um ministro que vota com a maioria (inclusive junto com aqueles que Bolsonaro criticava por serem supostos petistas de toga) e defende tudo aquilo que interessa aos corruptos e fisiológicos. Controla a Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República para proteger os bandidos de sempre.

A ladainha de direita x esquerda também não cola mais diante desse estelionato eleitoral. Serviu apenas de gatilho para despertar o voto conservador, antipetista e de rejeição aos partidos tradicionais, com aquela narrativa fantasiosa de combate a inimigos reais e imaginários, como os corruptos e os “comunistas” que habitam a cabeça doentia de Bolsonaro. Mas, na prática, mostrou-se uma fraude. Mais uma mentira do mito mitômano.

Bolsonaro se cercou de ineptos, incompetentes, desqualificados, oportunistas, milicianos, criminosos. Os aliados de primeira hora passaram para a oposição. Vide o caso emblemático de Sérgio Moro e outros ex-ministros, ou de governadores e prefeitos, de setores importantes do empresariado e até entre os militares ou os campeões de voto dentro do próprio partido que o elegeu.

Caiu a máscara. Bolsonaro é mais do mesmo. Réplica daquele deputado medíocre com 30 anos de baixo clero no Congresso, pai da familícia que vive às custas da política, de cargos públicos e das rachadinhas. É a continuidade do sistema corrupto e falido da velha política. Portanto, não é possível que alguém honesto e bem intencionado ainda o aprove.

Veja o tamanho da crise, agravada sim pela pandemia, mas muito mais pelo negacionismo, pelo obscurantismo, pela incompetência e pela irresponsabilidade criminosa de Bolsonaro. Veja quem ocupa os principais cargos da máquina federal na Saúde, na Educação, na Justiça, no Meio Ambiente, na Economia, nas Relações Exteriores e em outros postos-chave. É uma corja repugnante de bajuladores e incapazes.

O Brasil historicamente reagiu por muito menos e fez o impeachment de Collor e Dilma, foi às ruas contra Lula e o PT, tirou nas urnas Sarney, FHC e Temer. Derrotou a ditadura. Esses são os remédios constitucionais contra transtornos antidemocráticos e fraquejadas do estado de direito. Queremos vacinas contra o coronavírus e contra o bolsonavírus.

Junte os piores defeitos desses ex-presidentes e, todos juntos, não chegam à ruindade de Bolsonaro. Pegue uma qualidade de cada um e encontre alguma delas em Bolsonaro. Nada. Zero. O incrível caso do maior zero à esquerda da direita mundial. O Brasil precisa de pronto atendimento. #ForaBolsonaro #ImpeachmentJá