quinta-feira, 22 de julho de 2021

Como o Brasil vai reagir às ameaças de golpe e defender a democracia e suas instituições?


Afinal de contas, essas ameaças reiteradas de não haver eleição em 2022 se não forem atendidas as exigências deste ou daquele, isso ou aquilo, de presidente demente e general lunático, são pra valer?

E as instituições democráticas e republicanas vão reagir como e quando? Bastam notinhas de repúdio para a imprensa ou postagens indignadas nas redes sociais? É sério que este é o máximo que o estado democrático de direito tem a oferecer?

A essa altura, silêncio e omissão atestam apenas cumplicidade. O tal Braga Netto age sozinho? Bolsonaro não tem nada com isso? E a ameaça procede de fato ou não? O que Arthur Lira diz? Como o Congresso vai reagir? Apenas pelo twitter?

Notas e posts servem para marcar posição mas tem efeito prático zero. Precisamos atuar institucionalmente, fazer política e defender ativamente o estado democrático de direito. Cadê nossos representantes? Qual vai ser o limite tolerável para reagirmos? Esperar até quando?

É triste acompanhar as redes sociais dos nossos parlamentares. Vivem em outro planeta? Será a Terra Plana? Não é à toa que Bolsonaro define o Brasil como “um país de maricas” (e eu falo de hombridade, não de sexualidade). A começar por esses seus ministros canalhas e um bando de congressistas borra-botas.

Tudo que Bolsonaro e os militares disseram e fizeram até agora é gravíssimo e criminoso. Os exemplos se avolumam, apenas, enquanto a maioria dos deputados e senadores seguem inertes, como os presidentes da Câmara e do Senado que a base governista ajudou a eleger.

Arthur Lira não confirma a ameaça do ministro da Defesa e não reage institucionalmente como deveria. Vamos fazer política e defender a democracia só nas redes sociais? Até quando? Que garantia temos das eleições em 2022? O que Lira dirá: “La garantia soy yo”?

O presidente da Câmara é omisso, cúmplice, irresponsável, covarde. Tem que dizer se as ameaças procedem ou não e honrar suas obrigações constitucionais. Tome uma atitude digna! Tire a bunda de cima dos processos de impeachment que se acumulam e cumpra seu ofício pelo #ForaBolsonaro!