domingo, 4 de julho de 2021

O presidente já era! Bolsonaro vai cair! Pode já ir embora, genocida!


Gente canalha quer desmerecer os atos #ForaBolsonaro por causa, primeiro, de militantes extremistas do minúsculo PCO (Partido da Causa Operária), que arrumou briga com filiados do PSDB que estavam na Paulista. O PCO (ó, Senhor!), cuja principal candidata a vereadora na capital em 2020, filha do presidente nacional do partido, teve 124 votos.

Depois, querem condenar todos os milhares de manifestantes presentes pela ação violenta de meia dúzia de energúmenos encapuzados que no final de uma caminhada pacífica pela Rua da Consolação, no encerramento dos protestos, resolveram vandalizar bancos e lojas de automóveis. Ora, ora, alguém se vê representado por esse quebra-quebra?

Mas Bolsonaro escolheu esta narrativa: generalizar todos os manifestantes como se fossem cúmplices de uma ação isolada (talvez até infiltrada) de uns poucos baderneiros. A estratégia mais estúpida e covarde do presidente demente, que pela primeira vez se vê acuado nas redes e nas ruas, com destino praticamente selado nas urnas.

Você se lembra como começaram as históricas manifestações de junho de 2013? Jovens estudantes saíram às ruas para reclamar do aumento de 20 centavos na tarifa de transporte. Surgiram então os black blocs, o que fez o governo e a polícia reprimirem com força desproporcional e violência todos os manifestantes, como se fossem criminosos. A população em geral se doeu e milhões de brasileiros foram às ruas.

Os efeitos daqueles protestos nós sabemos. Toda ação gera uma reação. Dos 20 centavos e dos estádios superfaturados para a Copa passamos hoje para a propina de um dólar (tão bem simbolizada na nota com sangue e a cara do Bolsonaro impressa que foi distribuída no ato), no negacionismo, na incompetência, na irresponsabilidade, no descaso com a saúde e a vida, na ameaça de golpe.

Bolsonaro vai cair. O povo não tolera mentiroso, bandido, traidor, corrupto, genocida. Quanto mais o meme que virou presidente esticar a corda, maior será o efeito contrário da reação popular. Pode demorar, mas vai acontecer. Tarda, mas não falha. Os seus dias estão contados, Bolsonaro. Volte para o esgoto de onde o bolsonarismo jamais poderia ter transbordado. Viva o Brasil! 🇧🇷