sábado, 15 de outubro de 2022

Dias piores virão…


Se você acha que a campanha eleitoral atingiu o nível mais baixo que poderia, nessa metade inicial da jornada de outubro rumo ao 2º turno de Bolsonaro x Lula e outras eleições para governador, aguarde a última semana! Nada é tão ruim que não possa piorar!

Por enquanto seguem produzindo fake news e agressões do arco da velha (o padrão do bolsonarismo raiz), a doida da Damares inventou histórias escabrosas com crianças abusadas, tentaram vincular o voto no Lula com o crime organizado (“acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”) e tumultuaram até a missa de Nossa Senhora Aparecida.

Parece inesgotável o arsenal de mentiras destrutivas e narrativas dissociadas da realidade que o bolsonarismo apresenta. E teve gente que achou que eleger Bolsonaro não representava risco algum. Que ele era só mais um paspalho folclórico inofensivo seguido por um bando de otários recalcados que faziam arminha com os dedos. Triste ilusão.

O bolsonarismo ressuscitou e reuniu a pior escória da humanidade. Fanáticos, lunáticos, canalhas, ignorantes, oportunistas, racistas, misóginos, homofóbicos, armamentistas, milicianos, fascistas, golpistas, saudosos da ditadura, apologistas da tortura, psicóticos de graus diversos. O mal tem lado definido, uniformizado e orgulhoso das criaturas que elegeram.

Pior que Bolsonaro é o sujeito que se enrola na bandeira e enche o peito para se declarar bolsonarista. Porque uma coisa é muita gente detestar o Lula e não querer votar no PT. Motivos para isso não faltam. Mas daí a idolatrar Bolsonaro, deixa de ser uma escolha democrática para se tornar doença. E o Brasil está doente. Muito doente.

Eu não tenho medo do bolsonarismo, eu tenho pena de alguns pobres cretinos no meio disto que a sociedade já produziu de pior e o voto no Bolsonaro fez transbordar do esgoto. Eles são muitos, isso é inegável. E não são movidos pela razão, o que torna impossível apelar para a sensatez. Mas calma, vai piorar.