domingo, 2 de outubro de 2022

Bolsonaro vai com tudo para se eleger no 2º turno


Uma primeira e rápida análise do 1º turno destas eleições: Não subestimem o bolsonarismo. A direita chucra nacionalista é fortíssima e está se movendo. Bolsonaro entra vivíssimo na disputa do 2º turno e eu já arrisco dizer que parte como favorito, apesar do que apontavam as pesquisas até ontem.

O estado de São Paulo deve também ser governado pelo carioca Tarcísio de Freitas. Dificilmente o ex-prefeito Fernando Haddad vai reunir o apoio necessário para quebrar as muralhas do antipetismo e do conservadorismo paulista após o melancólico fim da dinastia tucana.

A resistência lulista segue forte apenas no Nordeste, seu reduto tradicional. Porém, no restante do Brasil o bolsonarismo conseguiu demonstrar seu crescente peso político e eleitoral, que elegeu o presidente demente em 2018 e tem tudo para reelegê-lo em 30 de outubro. Será que nos resta ficar aqui reclamando com as paredes?

Se não houver uma mobilização nunca vista antes na história deste país em torno de Lula, os democratas de esquerda, centro-esquerda, centro e centro-direita, e todos aqueles que acreditavam sinceramente numa 3ª via, podem tirar o cavalinho da chuva e se preparar para mais quatro tristes anos de Bolsonaro.

Ou vai ver que é isso mesmo o que a maioria da sociedade quer e o Brasil merece? Talvez não sejamos tantos assim, os brasileiros que enxergam o bolsonarismo como uma tragédia humana e pretendem que a civilização vença a barbárie. Estamos ficando para trás.