quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Por uma cidade melhor e mais feliz para os humanos e os animais


Se tem uma coisa que a pandemia nos proporcionou, principalmente no período mais rígido da quarentena, foi valorizar a vida, a liberdade, a importância de termos uma moradia digna e uma boa companhia (seja de familiares, amigos ou animais).

Não foi à toa que aumentaram as adoções de animais domésticos. Por outro lado, também cresceu a quantidade de animais abandonados, o que é muito triste e revelador da irresponsabilidade e da imaturidade de muita gente. Você abandonaria seu próprio filho?

Tocamos nesse assunto, às vésperas das eleições, porque são cobranças que podemos e devemos fazer a nós mesmos e também aos políticos, seja agora dos candidatos a prefeito e vereador, seja de governadores, senadores e deputados com mandato. Queremos um lugar melhor para viver!

Temas como poluição, mudanças climáticas, licenças ambientais, saneamento básico, preservação de parques e áreas verdes, o cuidado com os animais de rua, o controle de zoonoses, a implantação de hospitais veterinários públicos, o combate aos maus tratos etc. são preocupações recorrentes da sociedade, e tem importância crescente.

A qualidade de vida, a saúde, a mobilidade, a sustentabilidade, o meio ambiente e os direitos humanos e dos animais precisam constar do plano de governo do prefeito e estar entre as prioridades, junto de tantos outros problemas sociais, estruturais e de gestão, de cada um dos vereadores eleitos.

Que falta nos faz ter ruas, parques e praças bem cuidadas para uma caminhada saudável. Ciclovias, áreas de lazer, academias ao ar livre. Bairros arborizados e permeáveis para evitar enchentes, nascentes preservadas, rios e córregos limpos, uma cidade bonita e bem cuidada.

Quem não gosta de ver flores, pássaros e animais silvestres que resistem ao concreto de São Paulo? Quem não se alegra com a felicidade de crianças brincando, idosos se exercitando, famílias passeando com segurança pelas ruas da cidade?

Que tal ficarmos de olho nas promessas e nos compromissos dos candidatos com o nosso futuro e a qualidade de vida, para escolhermos com mais conhecimento e propriedade os nossos representantes?