quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Se você acha a política um lixo, saiba que ela é a sua cara!

Que moral tem o eleitor que desqualifica a política de forma generalizada se ela é o resultado mais fiel da qualidade do voto que cada um de nós depositamos na urna?

Ah, mas os vereadores são ruins, os deputados não me representam, os senadores são fracos, o prefeito é incompetente, o governador é desprezível, o presidente é não-sei-quê! Ora, meu caro, vote melhor!

A democracia é a expressão da vontade da maioria e das minorias organizadas. Todos podemos eleger nossos representantes, principalmente para o Legislativo. Você se lembra de todos os seus votos nos últimos anos?

Até as pessoas mais politizadas e bem informadas tem alguma dificuldade para lembrar em quem votaram nas eleições de 2018, 2016, 2014, 2012, 2010... deputado estadual, federal, dois senadores num ano, um terceiro em outro ano, vereador, prefeito... dá um nó na cabeça!

Mas isso é um defeito da democracia? Não! É uma consequência do poder que temos nas mãos. Podemos (e devemos) melhorar a qualidade da política através do voto. Eleger com responsabilidade e consciência. Pesquisar, refletir, cobrar e fiscalizar os políticos e os partidos.

Temos aí nova chance batendo na porta. As pré-campanhas estão nas ruas e nas redes. No dia 15 de novembro vamos escolher prefeitos e vereadores em todos os 5.570 municípios do Brasil.

O despreparo da maioria dos candidatos é uma certeza. Em 2016, nas últimas eleições municipais, foram mais de 496 mil registros de candidaturas no TSE. Mas será que nós, eleitores, estamos muito mais preparados que os candidatos? Ou eles simplesmente refletem o que somos?

Leia mais no #CâmaraMan e também:

9 em cada 10 vereadores tentam reeleição contra histórico de renovação