sábado, 23 de janeiro de 2021

Direita, esquerda e centro: Todos reunidos e juntos pelo #ForaBolsonaro e #ImpeachmentJá


O que parecia algo distante vem se consolidando: a união de cidadãos brasileiros das mais diversas origens e tendências contra o obscurantismo, o negacionismo e a sucessão interminável de crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente demente, inepto, incapaz e genocida.

Por exemplo, o movimento de renovação política 'Acredito' realiza neste sábado, 23 de janeiro, carreatas e bicicletaços por todo o Brasil pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Há protestos em pelo menos 18 capitais.

Em São Paulo, o encontro é às 14h na frente da Assembleia Legislativa (que, diga-se de passagem, precisa cassar o deputado importunador Fernando Cury). No Rio, às 10h, no Monumento Zumbi dos Palmares. Em BH, às 16h no Mineirão.

Estão juntos movimentos sociais como Frente Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular, MTST, CUT, UNE, UEE, UJS, RUA, grupos estudantis como o DCE Livre da USP, o Centro Acadêmico XI de Agosto, o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz e diversos partidos, como Rede, PDT, PT, PV, PSOL, PCdoB, PSB, PCB e Cidadania.

No domingo também há outros atos e carreatas convocados por movimentos como o MBL e o Vem Pra Rua, principalmente no Rio de Janeiro (Extra Avenida das Américas) e São Paulo (Estádio do Pacaembu), ambos a partir das 10h30.

A ideia é iniciar uma agenda crescente de protestos contra Bolsonaro e também pressionar o Congresso Nacional para iniciar um processo de impeachment, dentre tantos que já foram apresentados e outros que serão unificados e entregues aos novos presidentes da Câmara e do Senado após a eleição do dia 1º de fevereiro.