sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Mais do mesmo: “nova” Câmara de São Paulo elege o veterano Milton Leite para a presidência em 2021


Surpresa nenhuma. Como já era previsível e de fato estava anunciado há meses, o que prova que tudo o que acontece na Câmara de São Paulo é combinado previamente nos bastidores, o vereador Milton Leite (DEM) foi eleito presidente para o primeiro ano desta nova legislatura.

Compõem também a Mesa Diretora, eleita neste 1º de janeiro após a posse do prefeito Bruno Covas (PSDB) e dos 55 vereadores: a 1ª vice-presidente Rute Costa (PSDB), o 2º vice-presidente, Bispo Atílio Francisco (Republicanos), a 1ª secretária Juliana Cardoso (PT) e o 2º secretário Fernando Holiday (Patriota). Há ainda dois suplentes: George Hato (MDB) e Dr. Milton Ferreira (Podemos).

O PSOL lançou a candidatura de Erika Hilton, primeira mulher trans eleita vereadora em São Paulo, com um discurso combativo para marcar posição contra Milton Leite. Teve apenas os seis votos da própria bancada, contra 49 votos da coligação da base governista com o PT.

É tradicional este acordo entre governo e oposição no comando da Câmara Municipal. Tanto com prefeitos tucanos quanto prefeitos petistas, é normal que PT e PSDB, geralmente as maiores bancadas, componham pela proporcionalidade a direção da Casa, alternando seus indicados entre a presidência, a vice-presidência e a secretaria-geral, os cargos mais cobiçados.

Também foi eleito Gilberto Nascimento (PSC) como corregedor-geral da Câmara, outra função com grande peso político interno, pois pode engavetar ou acelerar a apuração de denúncias contra os próprios vereadores, neste antro provinciano e corporativista, em que os conchavos são a regra. O vereador Arnaldo Faria de Sá (PP) se lançou candidato independente, acusando rompimento de acordo, e perdeu.

No início dos trabalhos legislativos, em fevereiro, serão compostas as comissões permanentes da Câmara, de acordo com a representatividade de cada bancada ou bloco partidário. Há acordo também para a escolha dos presidentes destas comissões, embora não seja incomum que se apresentem mais candidatos.

Porém, é improvável qualquer reviravolta que fuja dos acordos estabelecidos - o que seria perfeitamente possível se os vereadores quisessem efetivamente fazer valer a sua autonomia e independência, sobretudo os novatos. Neste quesito, ao menos o PSOL cumpriu seu papel.

O vereador Milton Leite está na seu sétimo mandato consecutivo, ou no 25º ano seguido na função. É o “dono” do DEM paulistano, chefão do Centrão e também do clã de filhos-deputados (um federal, outro estadual).

Milton Leite já presidiu a Câmara de São Paulo em 2017 e 2018, nos dois primeiros anos da gestão de João Doria (PSDB), a quem aderiu desde a primeira hora e ajudou a eleger com votos do fundão da zona sul. Virou todo-poderoso no Legislativo e no Executivo.

Dois registros importantes: a renúncia do vereador eleito Eduardo Tuma (PSDB), que trocou a vaga na Câmara pelo cargo vitalício de conselheiro no Tribunal de Contas do Município; e a cadeira do Solidariedade para o vereador Sidney Cruz, obtida apenas em dezembro, após validação de votos pelo TRE, “roubando” a vaga do Missionário José Olimpio (DEM), que havia sido declarado eleito em 15 de novembro.

Vamos ver o que nos aguarda em 2021, além deste “déjà vu”... O certo é que exerceremos uma fiscalização diária e sistemática sobre a Câmara, trazendo para os nossos seguidores informações e fatos muitas vezes inconvenientes para os inquilinos do poder.

Veja quem são os 55 vereadores que assumiram uma cadeira nesta legislatura de 2021 a 2024 em São Paulo (e o primeiro suplente de cada partido):

PT (Vagas: 8 )

EDUARDO SUPLICY
DONATO
ALESSANDRO GUEDES
JAIR TATTO
JULIANA CARDOSO
SENIVAL MOURA
ALFREDINHO
ARSELINO TATTO
Primeiro suplente: Reis

PSDB (Vagas: 8 )

RUTE COSTA
JOÃO JORGE
CARLOS BEZERRA JR.
TRIPOLI
AURÉLIO NOMURA
FABIO RIVA
SANDRA SANTANA
GILSON BARRETO
Primeiro suplente: Daniel Annemberg

PSOL (Vagas: 6)

ERIKA HILTON
SILVIA DA BANCADA FEMINISTA
LUANA ALVES
CELSO GIANNAZI
TONINHO VESPOLI
ELAINE DO QUILOMBO PERIFÉRICO
Primeira suplente: Juntas Mulheres Sem Teto (MST)

DEM (Vagas: 5)

MILTON LEITE
ELI CORRÊA
ADILSON AMADEU
SANDRA TADEU
RICARDO TEIXEIRA
Primeiro suplente: Missionário José Olimpio

REPUBLICANOS (Vagas: 4)

ANDRÉ SANTOS
SANSÃO PEREIRA
ATILIO FRANCISCO
SONAIRA FERNANDES
Primeiro suplente: Jorge Wilson Filho

MDB (Vagas: 3)

DELEGADO PALUMBO
GEORGE HATO
MARCELO MESSIAS
Primeiro suplente: Dr. Nunes Peixeiro

PSD (Vagas: 3)

FELIPE BECARI
RODRIGO GOULART
EDIR SALES
Primeiro suplente: Police Neto

Podemos (Vagas: 3)

ELY TERUEL
DR. MILTON FERREIRA
DANILO DO POSTO DE SAÚDE
Primeiro suplente: Felipe Franco

Patriota (Vagas: 3)

FERNANDO HOLIDAY
RUBINHO NUNES
MARLON DO UBER
Primeiro suplente: Ligieri

PL (Vagas: 2)

THAMMY MIRANDA
ISAC FÉLIX
Primeira suplente: Noemi Nonato

Novo (Vagas: 2)

JANAÍNA LIMA
CRIS MONTEIRO
Primeira suplente: Naira Sathiyo

PSB (Vagas: 2)

CAMILO CRISTOFARO
ELISEU GABRIEL
Primeiro suplente: Ota

PP (Vagas: 1)

ARNALDO FARIA DE SÁ
Primeiro suplente: Major Palumbo

PSL (Vagas: 1)

RINALDI DIGILIO
Primeiro suplente: Bioto NPN

PSC (Vagas: 1)

GILBERTO NASCIMENTO JR.
Primeiro suplente: Dr. Barreira

PV (Vagas: 1)

ROBERTO TRIPOLI
Primeira suplente: Renata Falzoni

PTB (Vagas: 1)

PAULO FRANGE
Primeiro suplente: Mario Graf

Solidariedade (Vagas: 1)

SIDNEY CRUZ
Primeiro Suplente: Claudio Freitas