quarta-feira, 22 de julho de 2020

A mentira é a essência do bolsonarismo

O presidente Jair Bolsonaro vir festejar a aprovação do Fundeb como obra do governo não é simplesmente mentiroso, mas é uma desavergonhada canalhice!

Os deputados bolsonaristas mais fiéis e fanáticos votaram CONTRA o Fundeb, o principal meio de financiamento do ensino básico no Brasil com recursos da União.

O governo Bolsonaro era contra manter e ampliar esse fundo. Tentou até o último minuto adiar a votação, mudar o conteúdo do projeto, esvaziar o plenário com ajuda do Centrão. Perdeu.

E a derrota, como sempre, virou vitória nessa narrativa bolsonarista recheada de fake news. A mentira é a essência do bolsonarismo. O mito mitômano não tem limites!

Agora Bolsonaro chega e posta nas suas redes que o Fundeb será um legado do seu governo. E o gado acredita. Cara de pau! Repete a mesmíssima estratégia que usou, por exemplo, com o auxílio emergencial na pandemia.

O governo era contra o auxílio. Perdeu. Assistiu o Congresso Nacional assumir o protagonismo da política assistencialista, de forte apelo popular e absolutamente necessária diante da crise agravada pelo coronavírus.

Bolsonaro ofereceu então 200 reais, viu subir para 500, acabou em 600. Ou até 1.200 para mães chefes de família. Três parcelas, depois mais duas. Emergência plenamente justificada.

E o que fez Bolsonaro diante da derrota vexatória? Faturou na base da mentira. Vendeu o peixe como obra do seu governo. Mas ele está obrando para o Brasil, sem dúvida!

Não é preciso ser Mãe Dinah para prever qual a próxima fatura bolsonarista nas suas narrativas mentirosas. Vem aí a discussão e provável aprovação da renda básica da cidadania. A escória bolsonarista é contra. Vão perder e abraçar como conquista do governo.

O que faz Bolsonaro de fato para o Brasil? Destrói o Meio Ambiente, enfraquece a Educação, desmobiliza a Saúde, vive de bravatas na Economia, onde pretende ressuscitar a CPMF. Patrocina o ódio, o golpismo e arma suas milícias. Além de mentir muito. Muito mesmo. Até quando?