terça-feira, 7 de julho de 2020

Salles e Bolsonaro: Exterminadores do Passado, do Presente e do Futuro

Não basta o descaso do desgoverno Bolsonaro com a vida, a sustentabilidade e a história do Brasil. Além de ser omisso e irresponsável, é preciso também ser canalha e criminoso.

Não é à toa que o Ministério Público Federal está pedindo o afastamento do sinistro Ricardo Salles, titular do Ministério do Extermínio do Meio Ambiente.

A ação civil pública movida por 12 procuradores da República revela o desmonte dos órgãos de fiscalização ambiental no Brasil. Eles acusam Salles de “desestruturação dolosa” da proteção do meio ambiente e da transparência do setor.

Para ligar o nome à pessoa, Salles é aquele cafajeste que ficou famoso por sugerir que se aproveitasse a pandemia do coronavírus para infringir e legislação ambiental, na famosa reunião ministerial bolsonarista que culminou com a demissão de Sérgio Moro.

O desmatamento no Brasil bate recorde com a anuência do ministro e do presidente, que ainda esvaziou o orçamento da área e contribui por ação e omissão com a completa desestruturação da política e da polícia ambiental no país, após décadas de lutas e conquistas.

Nada que surpreenda vindo de onde vem, mas até para os padrões bolsonaristas de desprezo pela vida, pela saúde, pela educação, pela cultura, pela ciência e pela civilidade, a questão ambiental é tratada com um desdém chocante.

Teu passado te condena

Basta lembrar que o próprio Bolsonaro já foi flagrado pescando em áreas proibidas e, como primeiro ato ao se eleger presidente, perseguiu e se vingou do fiscal que cumpriu a lei. É o modus operandi dos milicianos e mafiosos.

Incêndios criminosos, desmatamento, invasões e ocupações irregulares, abandono das providências para redução dos danos ambientais, nenhuma preocupação com a preservação da natureza, com a poluição e as mudanças climáticas.

Eis o resumo de um ano e meio da dupla dinâmica Salles e Bolsonaro no trabalho incansável pelo rebaixamento da qualidade de vida no Brasil e para o aumento desenfreado do nosso sentimento de vergonha mundial.

É isso que nós queremos para o nosso presente? Retroceder na agenda sustentável? E qual a expectativa para o futuro? O ar, a água, os mares, as matas, as florestas, as cidades. Vamos nos contentar em ouvir um “acabou, porra!” típico do bolsonarismo?

#ForaSalles #ForaBolsonaro