quarta-feira, 29 de julho de 2020

Por que o bolsonarismo é muito pior que o petismo?

Eu posso me opor (e me oponho) a ambos: ao PT e ao Bolsonaro. Para mim, fanáticos e lunáticos de direita ou de esquerda são igualmente prejudiciais à boa política.

Mas quem não enxerga Bolsonaro como inimigo comum dos democratas (da velha esquerda aos novos liberais) jamais vai aceitar ou contribuir para a formação de uma Frente Ampla necessária para salvar o país das mãos desses milicianos e psicopatas.

Tentar relativizar o bolsonarismo, ou mesmo tolerar fake news, ataques e agressões dos bolsonaristas, é lavar as mãos e ser cúmplice do modus operandi de quem quer manter essa polarização burra e estreita.

É incoerente - além de canalha e covarde - ter feito oposição ao PT e aceitar coisa pior cometida por Bolsonaro e pelos bolsonaristas, seu desgoverno golpista e inepto, o obscurantismo e a familícia.

Mas a militância idiotizada, robotizada e bovina é cheia de mimimi! Porque Bolsonaro foi eleito democraticamente pela maioria, e blablablá! Isso é óbvio! Assim como Lula e Dilma também foram, por quatro vezes consecutivas!

Então não me venham com essa ladainha de que fazer oposição é torcer contra o Brasil! Quem foi que disse que com o PT podia, mas com Bolsonaro não pode? Papinho furado!

A diferença é que Dilma sofreu impeachment por muito menos. Lula saiu da Presidência em 2010, está condenado e inelegível. Estamos em 2020! O FDP agora é outro! (Merece o mesmo fim!)

E sejamos honestos: o PT cometeu CRIMES e chafurdou na CORRUPÇÃO, mas respeitou a democracia em todos os seus governos. Inclusive obedecendo a Constituição e mantendo a independência do MP, da PF e do Judiciário que acabaria condenando seus principais líderes.

Por isso, nossa divergência com o PT pode ser (e vem sendo assim há anos) política, ética, moral, eleitoral, ideológica. Mas com o bolsonarismo deve ser também humana, civilizatória, existencial.

Precisamos deixar isso claro, diariamente. Expor de forma didática. Quase desenhar para que até os analfabetos funcionais dos dois lados entendam. (E os descontentes que vazem daqui, manés!)

Somos defensores declarados do estado democrático de direito. Dos princípios republicanos. Repudiamos fanáticos, lunáticos e saudosos da ditadura. Portanto, somos explicitamente antibolsonaristas.

Porque exercemos nossa cidadania, apesar de não idolatrarmos políticos ou partidos, nem servirmos de trampolim eleitoral. Porque temos princípios e valores (não preço, como uns e outros).

Deixamos as nossas posições sempre muito claras. Sem disfarce, sem meias palavras. Não somos omissos, nem “isentões”. Temos opinião formada e objetiva. E dane-se a patrulha!

Dito isto, explicamos mais uma vez: o #ForaBolsonaro é questão de caráter e de consciência. Uma campanha diária, essencial, contra este capítulo infeliz da nossa História. E que assim seja!