sexta-feira, 3 de julho de 2020

O Brasil antes e depois de Bolsonaro, com 1/3 de FDPs (E você, qual é o teu terço?)

Respira fundo que lá vem textão! Mas é uma leitura útil para todos: tanto para aquele um terço de brasileiros bolsonaristas, quanto para os dois terços do anti-bolsonarismo (e, dentro desse percentual genérico, aquilo que também já foi um terço de saudosos do PT). Pensar faz bem.

Como é que tem gente que votou no Bolsonaro dizendo ser contra político corrupto, a favor da Lava Jato, contra o foro privilegiado, entre outras comprovadas mentiras, e pode seguir se declarando bolsonarista após tantas contradições?

Ou votaram no Bolsonaro só mesmo para mudar as moscas? Porque o lixo é o mesmo! Os corruptos do Centrão seguem dando as cartas. Os privilégios continuam. Bandidos - inclusive os filhos delinquentes - tem tratamento especial e são protegidos das investigações.

A Educação, sem ministro depois de três tentativas frustradas, é entregue a malucos, ignorantes, fanáticos ideológicos, falsificadores de currículos. Bolsonaro reproduz ainda pior à direita o que condenava na esquerda.

A Saúde, também no terceiro ministro, é outro festival de incompetência e incapacidade. Não consegue se acertar nem na divulgação dos números do coronavírus, quanto mais na prevenção, no combate à pandemia e no atendimento digno à população.

Aí surgem os lunáticos e milicianos virtuais com as frases feitas de sempre: “A culpa é dos governadores e prefeitos”. “A culpa é do Supremo”. “A culpa é da imprensa”... E da esquerda, e dos comunistas, e do Papa! A culpa é sempre do outro, claro!

Nunca o culpado é o presidente demente que brasileiros com pouca informação ou pouco caráter elegeram. Um inepto, despreparado, desqualificado, desequilibrado, que precisa ser afastado da Presidência para retomarmos a civilidade no País.

Ah, mas “e o PT”? “E o Lula”? Não sei, meus caros bolsonaristas alienados. O que sei é que Lula deixou a Presidência em 2010. Há longos e distantes 10 anos! Hoje está condenado e inelegível. O PT não é governo há quatro anos, desde o impeachment da Dilma. Dane-se o PT!

Estamos em 2020! Acordem! Os FDPs agora são outros. Atualizem-se! Aliás, se você é bolsonarista, saiba que também é um deles! Porque está entre os inimigos da democracia, da justiça, da cultura, do meio ambiente, da economia, da saúde, da ciência.

Um terço de FDPs

Um terço dos brasileiros votou em Jair Bolsonaro para a Presidência da República e, segundo todas as pesquisas de opinião desde então, ele vem mantendo esse índice de apoiadores.

Em 2018, este um terço de brasileiros bolsonaristas bastou para elegê-lo com a maioria dos votos válidos, tanto no 1º quanto no 2º turno das eleições presidenciais.

Somos 210 milhões de brasileiros, segundo os dados oficiais. Destes, 147,3 milhões estávamos habilitados a votar para presidente há dois anos.

Os que escolheram Jair Bolsonaro no 1º turno somaram pouco mais de 49,2 milhões (46,03% dos votos válidos, ou 33,4% do total de eleitores, ou ainda cerca de 23% da população).

Outros 57,7 milhões de eleitores - eu entre eles - optamos por algum outro entre os demais candidatos. Eram 12 (sendo Fernando Haddad, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e João Amoedo os mais votados).

Sem contar os 3,1 milhões de votos em branco e os 7,2 milhões de nulos. E tivemos ainda um índice recorde de abstenções: 29,9 milhões de pessoas, ou 20,3% do eleitorado.

Primeira conclusão política e matemática: No 1º turno, dois terços dos eleitores não votamos neste presidente.

No 2º turno, Bolsonaro teve 57,7 milhões de votos (55,13% dos votos válidos, ou 39,2% dos eleitores, ou ainda cerca de 27,5% da população).

Outros 47 milhões optaram por votar em Haddad. Os votos em branco caíram para 2,4 milhões e os nulos subiram para 8,6 milhões. As abstenções aumentaram em 1,4 milhão: foram 31,3 milhões de ausentes (ou 21,3% do eleitorado).

Segunda conclusão política e matemática: Apesar de receber pouco mais da metade dos votos válidos, 60% dos eleitores aptos a votar simplesmente não quiseram eleger Bolsonaro, optando pelo adversário ou pelo voto em branco, nulo ou abstenção.

E por que eu estou falando de todos esses números, afinal? Porque eu sinto a chamada “vergonha alheia” quando vejo postagens como #FechadosComBolsonaro, #SomosTodosBolsonaro ou #BolsonaroTemRazão.

Quem é esse um terço de imbecis que ainda idolatram o presidente demente? O que tem na cabeça essa escória que se vê personificada neste meme da internet? O que move esses fanáticos, lunáticos e milicianos bolsonaristas?

Muita gente diz que votou em Bolsonaro por conta do suposto apoio do presidente à Lava Jato, contra os corruptos da velha política, contra o foro privilegiado, contra as fake news.

Como justificar então a demissão do Moro, a associação com o Centrão, os ataques à Justiça, a proteção ao Queiroz e a outros corruptos, entre eles os filhos delinquentes?

Tudo é fake neste governo. As promessas do presidente, o currículo dos ministros, a campanha de combate ao coronavírus, a ideologia, as notícias, as reformas, os apoiadores, os inimigos (comunistas imaginários).

Bolsonaro é a própria mentira. Chega! Ninguém merece! O Brasil só vai avançar quando se livrar deste peso morto. Um bando de ineptos, irresponsáveis, despreparados e desqualificados para governar o País.

Entendeu agora ou precisa desenhar? #Basta #EstamosJuntos #Somos70porcento #DemocraciaJá #BrasilPelaDemocracia #BrasilPelaSaúde

#ForaBolsonaro