quinta-feira, 23 de julho de 2020

Eu queria entender um bolsonarista

Eu tentei. Confesso.

Busquei compreender a motivação dos bolsonaristas. Mas não de todos, nem de um qualquer.

Vou me explicar melhor. Acompanhe o raciocínio.

Não me interessa entender o cara que votou no Bolsonaro simplesmente para protestar, como em outros tempos votaram no Tiririca, no Enéas, no Cacareco ou no Macaco Tião.

Também não me interessa aquele anti-petista possesso e insano que sempre avisou que preferia votar no capeta para não ter o desgosto de ver algum esquerdista de volta ao poder.

Prometeram e cumpriram. Afastaram os corruptos e malfeitores do PT para eleger o próprio coisa ruim. O azucrim, o ardiloso, o biltre, o bute, o cão-tinhoso, o capiroto, o belzebu, a besta.

Eu queria mesmo entender o que leva um brasileiro ou uma brasileira não apenas a votar, mas a idolatrar um presidente demente, inepto, psicopata, desqualificado, tosco, despreparado, irresponsável, incompetente.

Um ser repugnante, político medíocre. Sem cultura, sem educação, sem empatia, negacionista, preconceituoso, misógino, homofóbico, racista. Nostálgico da ditadura, saudoso da tortura. Inimigo da ciência, do meio ambiente, da saúde, da vida.

Que país é este que exibimos hoje ao mundo? Que nação é esta que deixaremos como legado às futuras gerações? Ao invés de sermos construtores de um Brasil melhor, estamos nos tornando exterminadores de planos, projetos, sonhos e utopias.

Patrocinadores do ódio e das fake news, avessos às liberdades individuais e coletivas, sabotadores do estado democrático de direito, sócios da má política e da escória da sociedade que se empoderou graças à cumplicidade ou à omissão da maioria.

Quem é você neste Brasil dominado pelo bolsonarismo? Qual a sua motivação na vida? E a sua expectativa para o futuro? O que te inspira e mobiliza? Vê alguma razão para se orgulhar desses novos inquilinos do poder? E vai fazer algo para mudar essa situação?