terça-feira, 14 de julho de 2020

Teste rápido para o bolsonavírus. Faça o seu aqui!

Vivemos uma pandemia de populismo, obscurantismo, conservadorismo exacerbado e retrocessos antidemocráticos, com manifestações recorrentes de ódio e preconceito, sem contar os transtornos psicóticos, delírios, alucinações e a crendice em mitômanos e fake news.

Há graus variados da doença e sintomas específicos em diversos países, com líderes autoritários à direita e à esquerda, mas a letalidade é a mesma: do Brasil à Coréia do Norte, da Turquia aos Estados Unidos, da Rússia às Filipinas, da Polônia à Venezuela.

Um teste rápido ajuda a medir a carga viral do eleitorado brasileiro exposto à boçalidade de negacionistas, terraplanistas e bolsonaristas em geral. Basta responder SIM ou NÃO:

1) Você acha que o comunismo é a uma ameaça real no Brasil de hoje? Conhece algum comunista que deveria ser banido da política?

2) Você acredita que se fecharmos ou controlarmos o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal poderemos melhorar a política no Brasil?

3) Na sua opinião, uma intervenção militar pode ser legítima para garantir a soberania popular, como por exemplo ao impedir que golpistas tentem o impeachment de Bolsonaro?

4) Você concorda com as seguintes hashtags: #GloboLixo, #BolsonaroTemRazão, #FechadoComBolsonaro, #ForaEsquerdalha e #MoroTraidor ?

5) Você acredita que os acordos de Bolsonaro com o Centrão são necessários para garantir a governabilidade e a democracia, mas que isso é muito diferente do que acontecia nos governos petistas e tucanos?

6) Você acha que a imprensa, os partidos de oposição, os movimentos cívicos e outros críticos do governo são esquerdistas que só atrapalham o desenvolvimento do Brasil ao torcerem contra o sucesso do governo?

7) Você acredita que a Covid-19 é uma doença criada em laboratório na China comunista por motivação política e ideológica?

8) Está convencido que enterram pessoas que morreram por outras doenças como se fosse Covid-19, só para criar pânico na população?

9) O presidente da República é um cidadão muitas vezes incompreendido por falar o que pensa de forma sincera e espontânea, mas é honesto e tem boas intenções?

10) Você votaria novamente no Bolsonaro e acha que ele é o melhor presidente da História do Brasil?

Os resultados saem na mesma hora. Se as respostas foram: 10 SIM, você é um bolsonarista raiz inoculado com orgulho pelo bolsonavírus, não acredita na cura nem quer ser curado; entre quatro e nove, o antipetismo o privou da razão e do bom senso; três ou menos, você está no grupo de risco, à espera de uma vacina, mas acredita na cura; agora, se foram 10 NÃO, você é um maldito comunista e VTNC!