sábado, 6 de junho de 2020

Semana do Extermínio do Meio Ambiente



Na Semana do Meio Ambiente, neste momento em que o Brasil se tornou referência negativa internacional com o Sinistro Ricardo Salles, inimigo das florestas e da sustentabilidade, exterminador do futuro, vale lembrar o que o #ProgramaDiferente apresentou sobre o tema nas suas cinco temporadas.

Confira um pouquinho do nosso trabalho:

Programa 230 (8 de dezembro) - Da ecologia à sustentabilidade, o que mudou passado quase meio século da primeira conferência ambiental na Suécia, três décadas após a Rio-92 e dez anos depois da COP-15, na Dinamarca. Qual a situação das mudanças climáticas no mundo de hoje? Quais os efeitos e danos à saúde? Como interferem na economia global? De acordo com a ONU, as emissões de gases causadores do efeito estufa continuam subindo – e não caindo, como deveria ser. Eventos climáticos extremos no mundo inteiro, como enchentes e queimadas, estão ligados ao aquecimento global causado pelo ser humano, conforme demonstram estudos científicos realizados em diferentes países. Por aqui, após uma sequência de escândalos ambientais, como o aumento das queimadas nas florestas e o derramamento de óleo nas praias do Nordeste, o Brasil do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Ricardo Salles regride a passos largos no contexto da governança sustentável e enfrenta a desconfiança mundial.

Programa 204 (5 de junho) - No Dia Mundial do Meio Ambiente, o programa é 100% Vegano. Mas, afinal, o que é veganismo? Quais as diferenças entre vegano e vegetariano? O que propõem o veganismo? O que os veganos comem? Quem são? Como vivem? É possível um mundo vegano? Na questão da alimentação, faz bem ou mal à saúde? E os animais tem direitos?

Programa 158 (1º de julho) - Nesta semana debatemos mais uma vez os temas relacionados à mobilidade urbana. A pé, de bike, de carro, de transporte público ou individual, este é um problema crônico do mundo atual e das grandes cidades. Como enfrentar com racionalidade e criatividade essa realidade caótica? Conheça ainda o trabalho de organizações como SampaPé!, Vá de Bike e Ciclocidade.

Programa 157 (24 de junho) - O programa traz mais uma das boas rodas de conversa que acompanhamos na Virada Sustentável. O tema de hoje é a periferia efervescente das grandes cidades, o bairro, a quebrada, a favela, e como os cidadãos oriundos dessas quebradas venceram as fronteiras da marginalidade, quebrando tabus e preconceitos.

Programa 156 (17 de junho) - Nesta semana tratamos de uma nova percepção das pessoas sobre a cidade e sobre a gestão do território urbano. É fruto de mais uma roda de conversa promovida na Virada Sustentável, com o tema Ocupação do Espaço Público. Se ficássemos no rótulo da moda, seria o empoderamento do cidadão. Mas vamos além disso.

Programa 154 (3 de junho) - Abrindo a Semana do Meio Ambiente, tratamos de um tema que é recorrente e merece atenção constante: "Sociedade e Sustentabilidade", com uma roda de conversa sobre esse tema gravada na Virada Sustentável, evento emblemático realizado anualmente e que tem o nosso apoio amplo, geral e irrestrito. Do simples ato de plantar uma árvore até a discussão global sobre a Agenda 2030 da ONU e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, é essencial agir para a conscientização das pessoas e a qualidade de vida.

Programa 144 (25 de março) - Na passagem do Dia Mundial da Água, neste 22 de março, e em plena semana do World Water Forum, ou o Fórum das Águas, importante evento mundial que acontece em Brasília, o programa trata dessa questão global sob um aspecto peculiar: o livro "Faça-se a Água - A solução de Israel para um mundo com sede". Conversamos com o autor, o norte-americano Seth Siegel, e com o seu editor, o brasileiríssmo José Luiz Goldfarb. Falamos de meio ambiente, sustentabilidade, conscientização e cultura.

Programa 108 (4 de junho) - Para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho, o programa debate o atual estágio da Globalização. Será que estamos de fato construindo um mundo íntegro, moderno, ético e sustentável? Ou, ao contrário, assistimos ao ressurgimento de pautas nacionalistas, da xenofobia, do radicalismo e da intolerância? Apresentamos com exclusividade as palestras do economista Airton de Albuquerque Queiroz e do sociólogo Caetano Araujo, além de também ouvir o publicitário Nizan Guanaes e rever os conceitos de um dos maiores especialistas no tema, o geógrafo Milton Santos (1926-2001).

Programa 102 (23 de abril) - O programa desta semana é um especial sobre o Dia do Índio. Como é a situação dos povos indígenas no Brasil? Quem os representa e quais são os seus interesses? Basta manter os índios nas páginas dos livros de História, lá em 1500, ou é preciso dar voz a eles e reconhecer as suas necessidades atuais? Na passagem deste 19 de abril, fazemos assumidamente um "programa de índio". Numa roda de conversa com jovens reunidos pela FAP (Fundação Astrojildo Ribeiro) no Rio de Janeiro, o líder indígena Marcos Terena expôs todas as dificuldades encontradas pelo seu povo no Brasil atual, principalmente pela falta de representatividade. Acentuou que mesmo na FUNAI a representação indígena está aquém do ideal e que até hoje pouquíssimos indígenas tem alguma atuação política. Ouvimos também o indigenista André Villas Boas e a jovem Silmara, oriunda da etnia Terena, do Mato Grosso do Sul, sobre as novas gerações e o convívio urbano dos índios. Sem preconceito e pela unidade dos povos

Programa 97 (19 de março) - Antecipando o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, o prorama debate o que aprendemos com a crise hídrica. Situações agudas como a de São Paulo, com represas vazias, necessidade de racionamento e cortes de fornecimento, parecem momentaneamente atenuadas, mas o problema é crônico e vem se agravando em diversas localidades. É mais um tema da Virada Sustentável que você vê aqui com exclusividade. Participam do debate: Marussia Whately, da Aliança pela Água; Stela Goldenstein, do movimento Águas Claras do Rio Pinheiros; José Bueno, do Rios e Ruas; e Malu Ribeiro, do SOS Mata Atlântica.

Programa 96 (12 de março) - O programa desta semana trata da Educação como base para a transformação da sociedade. As Cidades Educadoras e a importância da Educação Integral foram os temas debatidos em mais um evento da Virada Sustentável. A jornalista Maria Zulmira de Souza, a Zuzu, conduz um bate-papo com Natacha Costa, do Projeto Aprendiz; André Gravatá, da Virada Educação; Ed Grandisoli, da Escola da Amazônia e Reconectta; e Antonio Lovato, das Escolas Transformadoras.

Programa 95 (5 de março) - Mobilidade Urbana para um futuro sustentável: Uma roda de conversa sobre duas rodas, quatro rodas e dois pés. O programa trata de mobilidade e do futuro sustentável das grandes cidades, com soluções inteligentes para o transporte individual e coletivo. É um dos temas da Virada Sustentável, que apresentamos com exclusividade. Participam do bate-papo, mediado pela jornalista Maria Zulmira de Souza, a Zuzu: o presidente do Instituto Mobilidade Verde, Lincoln Paiva; o especialista em mobilidade urbana do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Guillermo Petzhold; a coordenadora de projetos cicloviários da CET, Suzana Nogueira; e a diretora de planejamento de transportes da SPTrans, Ana Odila.

Programa 90 (25 de dezembro de 2016) - O último programa do ano de 2016 é o Natal dos Bichos. Registramos o nosso posicionamento no tema do abandono e dos maus tratos, da adoção responsável e do amor incondicional pelos animais. Com a apresentação de campanhas de conscientização pelo direito dos animais e uma entrevista exclusiva com a apresentadora Luisa Mell, uma das mais destacadas ativistas pelo direito dos animais, nós também apoiamos e compartilhamos esta causa em defesa da vida. Marcado pelo bom humor, como no momento em que mostramos que "cada programa tem o Louro José que merece...", mas sem perder a seriedade, como no trabalho impressionante da ONG Repórter Brasil, que faz parte de uma investigação sobre a violência e o desrespeito com que a indústria da carne trata os trabalhadores e os animais.

Programa 89 (18 de dezembro) - O programa desta semana trata do ativismo na Arte, sobretudo da consciência e da atitude de cidadãos e artistas urbanos que atuam para transformar a sociedade e melhorar o mundo a partir do seu entorno social, cultural e econômico. Apresentamos este que foi um dos temas da Virada Sustentável de 2016 com a participação de Eduardo Srur, idealizador da Attack Intervenções Urbanas; Baixo Ribeiro, fundador da Galeria Choque Cultural; Mundano, criador do projeto Pimp My Carroça; Carolina Teixeira (Itzá), da Goma, Casa de Comunicação e Arte; entre outros artistas e grafiteiros, como as meninas do coletivo Punga Crew.

Programa 87 (4 de dezembro) - O programa desta semana fala sobre um dos nossos temas mais recorrentes: a Sustentabilidade. E trata exatamente de como vencer o desconhecimento e mobilizar a sociedade sem restringir a busca de um mundo sustentável ao gueto ambientalista, mas conectando a agenda da sustentabilidade à economia, às novas tecnologias, à governança democrática e ao dia-a-dia do maior número de pessoas. O evento “Saindo do gueto ambientalista: o desafio de mobilizar as pessoas para a sustentabilidade” é uma parceria do IDS - Instituto Democracia e Sustentabilidade com o Senac São Paulo. Conta com a participação de Fernando Meirelles, cineasta, produtor e roteirista; Mônica Gregori, sócia da agência Cause e realizadora do estudo "O Fluxo das Causas"; Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding; Tom Moore, sócio da consultoria Mandalah; João Paulo Capobianco, presidente do conselho diretor do IDS; e Eduardo Giannetti, economista, cientista social e professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). Mas, enfim, o que é a sustentabilidade? ;-)

Programa 61 (5 de junho) - Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho, a entrevista é com um dos ambientalistas pioneiros do Brasil, Fabio Feldmann, e o debate é sobre os efeitos práticos da COP21, seis meses após a sua realização em Paris. Os convidados são três jornalistas: Ana Carolina Amaral, mestre em ciências holísticas pelo Schumacher College, moderadora da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e que cobriu a COP21 para a Revista Época; Reinaldo Canto, especializado em sustentabilidade e consumo consciente, professor de gestão ambiental, colunista da Revista CartaCapital e também presente à COP21; e Dal Marcondes, fundador e diretor do site Envolverde, profissional especializado em jornalismo econômico e em ciência ambiental.

Programa 30 (20/9/2015): Entrevista: Renata Falzoni, jornalista, fotógrafa e cicloativista; Matéria: Câmara de São Paulo veta o uso do aplicativo Uber; Matéria: A implantação de ciclovias em São Paulo gera polêmica; Debate: Um apanhado dos entrevistados do programa falando sobre mobilidade e ciclovias.

Programa 23 (2/8/2015): Entrevista: Bazileu Margarido, porta-voz da Rede Sustentabilidade de Marina Silva; Matéria: A senadora Marta Suplicy critica irregularidades e ilegalidades do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) em São Paulo; Debate: Os documentaristas da ONG Repórter Brasil debatem o documentário Jaci: Sete Pecados de Uma Obra Amazônica, sobre os mega-problemas da mega-obra da Usina de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia.