Muita gente vive reclamando da má qualidade dos políticos, ou de que não se sente bem representado, mas poucos se dão conta que a mudança está a um toque do seu dedo: no voto!
O que te leva a escolher um candidato ou candidata? Quais critérios pesam mais nesta escolha? Você conhece a história de vida de quem você escolhe? Sabe quais são seus compromissos e os aliados? Por que ele ou ela quer se eleger, afinal?
Você se lembra em quem votou para vereador nas últimas eleições? Seu candidato foi eleito? Fez um bom mandato? Você acompanha o trabalho da Câmara Municipal? Tem informações suficientes?
Nosso foco é a qualidade da política, mas sabe o que as eleições de 2020 significam em quantidade? Neste ano vamos escolher novamente prefeitos e vereadores em 5.570 municípios brasileiros.
Serão quase 20 mil candidatos a prefeito e mais de 450 mil candidatos a vereador disputando, por 33 partidos diferentes, cerca de 57 mil cadeiras municipais no Brasil.
O vereador é o agente político mais próximo do nosso dia a dia, eleito para legislar em nosso nome na cidade. É quem vai tratar dos tributos municipais, como IPTU e ISS, vai aprovar e fiscalizar o Orçamento da Prefeitura e até interferir diretamente na destinação desses recursos por meio das emendas.
Vai cuidar das regras de zoneamento, do uso e ocupação do solo; fiscalizar as subprefeituras e a zeladoria da cidade, o comércio, os serviços e as secretarias municipais, como transporte, saúde, educação e meio ambiente.
Então, que tal procurar, pesquisar, comparar, buscar informações, investir tempo e inteligência para listar bons nomes e fazer uma boa escolha, que honre o nosso voto e possa nos representar com dignidade pelos próximos quatro anos no Legislativo?