quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O mapa eleitoral de São Paulo e o mapeamento político da Câmara


A distribuição do voto paulistano pode ter diferentes leituras e interpretações. A cópia praticamente idêntica entre os resultados de 2018 e 2020, porém, ao contrário daqueles avisos antes de filmes e novelas, deveria alertar assim: “Qualquer semelhança não é mera coincidência.”

O prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB) parte para o seu segundo mandato, com início em 1º de janeiro, com ampla base de sustentação na Câmara Municipal de São Paulo. Lembrando que 28 vereadores formam a maioria simples no legislativo paulistano e a chamada maioria qualificada, de dois terços, é de 37 votos.

Declaradamente oposicionistas são apenas 14 dos 55 vereadores. Dos partidos que apoiaram Bruno Covas no 2º turno, a base soma 35 vereadores. Apenas os três vereadores do Patriota, ligados ao MBL, os dois do PSB e a vereadora bolsonarista do Republicanos, assim como o PT e o PSOL, não declararam voto em Covas.

Recapitulando: o PT e o PSDB empatam como as maiores bancadas eleitas (8 vereadores cada um) entre 17 diferentes partidos, seguidos do PSOL (6), DEM (6), Republicanos (4), Podemos (3), PSD (3), MDB (3), Patriota (3), Novo (2), PSB (2), PL (2), PSL (1), PP (1), PV (1), PSC (1) e PTB (1).

Entre os dez vereadores mais votados, além do oposicionista Eduardo Suplicy (PT), chegam com força os reeleitos Milton Leite (DEM), Fernando Holiday (Patriota) e André Santos (Republicanos). Também estreiam com destaque os novatos Delegado Palumbo (MDB) e o influenciador, protetor animal e também policial civil Felipe Becari (PSD).

A composição da Mesa Diretora passa geralmente por acordo entre todas as bancadas (incluindo a oposição), atendendo a representatividade de cada partido. Se for assim, os cinco cargos (presidente, dois vices e dois secretários) seriam ocupados em 2021 por PSDB, DEM, PT, PSOL e Republicanos. Isso se a oposição não lançar candidato próprio (como é provável que o PSOL faça).

Além disso, são escolhidos um corregedor e dois suplentes da Mesa. O presidente atual é o vereador Eduardo Tuma (PSDB). O mandato é de um ano, com direito a uma reeleição. Tuma está no segundo ano como presidente, mas como se inicia uma nova legislatura em 2021, ele poderia legalmente ser candidato novamente.

Outro nome sempre cotado é o do vereador Milton Leite (DEM), que já presidiu a Câmara em 2017 e 2018, e retorna candidatíssimo. Do mesmo partido, quem prega há tempos uma candidatura feminina é a vereadora Sandra Tadeu. Não deve ser dessa vez.

Outro que sonha com a presidência é o tucano João Jorge, já que pelo tamanho das bancadas o cargo caberia ao PSDB. Dois ex-tucanos já morreram na praia com essa ilusão: Ricardo Montoro, em 2005, e Mario Covas Neto, em 2017. O Centrão ganhou as duas, com Roberto Tripoli e Milton Leite.

O mais provável para 2021, anote aí, é ter novamente Milton Leite (senão Tuma) presidente e, como é praxe, um petista na secretaria-geral. Para agraciar a diversidade, Thammy Miranda (PL) deverá ser chamado para uma suplência.

Na oposição, sem dúvida os destaques serão, além dos oito petistas reeleitos, as quatro mulheres novatas do PSOL: a trans e ativista Erika Hilton, Silvia da Bancada Feminista, a também feminista negra Luana Alves e Elaine do Quilombo Periférico.

Outros vereadores que chegam com peso e prestígio são Roberto Tripoli (PV), ex-deputado e ex-presidente da Câmara; Sansão Pereira (Republicanos), bispo da Igreja Universal; o advogado do MBL, Rubinho Nunes (Patriota); o radialista Eli Correa (DEM); e os veteranos Arnaldo Faria de Sá (PP) e Carlos Bezerra Jr. (PSDB), que estavam sem mandatos.

A renovação de 21 vereadores (38%) é significativa. São 42 homens e 13 mulheres eleitas (ou 23% de representação feminina), incluindo ainda pela primeira vez, como já foi bastante ressaltado, um homem trans e uma mulher trans, na formação mais plural e sob a maior expressão da diversidade já vista na história da Câmara.

Entre os novos eleitos se destacam ainda a vereadora bolsonarista Sonaira Fernandes (Republicanos); a evangelizadora Ely Teruel (Podemos) e o Missionário José Olimpio (DEM), reforçando a “bancada da Bíblia”; os líderes comunitários Danilo do Posto de Saúde (Podemos) e Marcelo Messias (MDB); a ex-subprefeita Sandra Santana (PSDB); Marlon do Uber (Patriota); e Cris Monteiro (Novo), que se apresenta como especialista no mercado financeiro.


Veja mais uma vez quem são os 55 vereadores eleitos para assumir uma cadeira na legislatura de 2021 a 2024 em São Paulo:

PT (Vagas: 8)
EDUARDO SUPLICY
DONATO
ALESSANDRO GUEDES
JAIR TATTO
JULIANA CARDOSO
SENIVAL MOURA
ALFREDINHO
ARSELINO TATTO
Primeiro suplente: Reis

PSDB (Vagas: 8)
RUTE COSTA
EDUARDO TUMA
JOÃO JORGE
CARLOS BEZERRA JR.
TRIPOLI
AURÉLIO NOMURA
FABIO RIVA
SANDRA SANTANA
Primeiro suplente: Gilson Barreto

PSOL (Vagas: 6)
ERIKA HILTON
SILVIA DA BANCADA FEMINISTA
LUANA ALVES
CELSO GIANNAZI
TONINHO VESPOLI
ELAINE DO QUILOMBO PERIFÉRICO
Primeira suplente: Juntas Mulheres Sem Teto (MST)

DEM (Vagas: 6)
MILTON LEITE
ELI CORRÊA
ADILSON AMADEU
SANDRA TADEU
RICARDO TEIXEIRA
MISSIONÁRIO JOSÉ OLIMPIO
Primeiro suplente: André Soares

REPUBLICANOS (Vagas: 4)
ANDRÉ SANTOS
SANSÃO PEREIRA
ATILIO FRANCISCO
SONAIRA FERNANDES
Primeiro suplente: Jorge Wilson Filho

MDB (Vagas: 3)
DELEGADO PALUMBO
GEORGE HATO
MARCELO MESSIAS
Primeiro suplente: Dr. Nunes Peixeiro

PSD (Vagas: 3)
FELIPE BECARI
RODRIGO GOULART
EDIR SALES
Primeiro suplente: Police Neto

Podemos (Vagas: 3)
ELY TERUEL
DR MILTON FERREIRA
DANILO DO POSTO DE SAÚDE
Primeiro suplente: Felipe Franco

Patriota (Vagas: 3)
FERNANDO HOLIDAY
RUBINHO NUNES
MARLON DO UBER
Primeiro suplente: Ligieri

PL (Vagas: 2)
THAMMY MIRANDA
ISAC FÉLIX
Primeira suplente: Noemi Nonato

Novo (Vagas: 2)
JANAÍNA LIMA
CRIS MONTEIRO
Primeira suplente: Naira Sathiyo

PSB (Vagas: 2)
CAMILO CRISTOFARO
ELISEU GABRIEL
Primeiro suplente: Ota

PP (Vagas: 1)
ARNALDO FARIA DE SÁ
Primeiro suplente: Major Palumbo

PSL (Vagas: 1)
RINALDI DIGILIO
Primeiro suplente: Bioto NPN

PSC (Vagas: 1)
GILBERTO NASCIMENTO JR.
Primeiro suplente: Dr. Barreira

PV (Vagas: 1)
ROBERTO TRIPOLI
Primeira suplente: Renata Falzoni

PTB (Vagas: 1)
PAULO FRANGE
Primeiro suplente: Mario Graf