quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Tutti buona gente: O Natal deles e o nosso


Doria foi para Miami. Bolsonaro foi pescar. Foram ontem e voltaram. Enquanto isso, milhões de brasileiros estão indo para o hospital. Quase 200 mil já foram para o cemitério. Esses não voltam mais.

E você brigando por política e pelos políticos. Fanático ou lunático que idolatra um ou outro. É Bolsonaro ou é Doria? Ah, não, eu sou de Deus! Sou fiel da Universal. Só por isso devia ser preso junto com o Crivella por ser tão burro e cúmplice de bandido.

Ah, mas eu sou Lula. Diferente de todos esses que estão aí. Uai, mas nos governos do PT o Crivella foi ministro e candidato no Rio com apoio petista. Assim como o governador Sergio Cabral. Todos amigos íntimos. Qual o seu preso de estimação?

Deputado medíocre, Bolsonaro também sempre foi da base governista. Doria, do empresariado liberal e moderninho que incensou Lula na Presidência. E o Centrão, então? E a corja de corruptos? Juntos. Todos realmente se merecem.

A pescaria do Bolsonaro com o apresentador Ratinho e os amigos pegou mal. A viagem a passeio do Doria com a mulher depois de endurecer a quarentena paulista, idem. Voltou às pressas porque o vice está com Covid. Um age pior que o outro, mas as bolhas seguem se atacando.

O prefeito Bruno Covas parecia ser o melhorzinho. Mas o aumento extemporâneo de salário, votado a toque de caixa na Câmara, e o corte da gratuidade do transporte para cidadãos entre 60 e 65 anos tem um quê de perversidade natalina inexplicável. Papai Noel às avessas.

O Natal do presidente demente é ainda pior. Campanha armamentista, mais decretos destruindo o meio ambiente, indicação da biografia de torturador como livro de cabeceira, defesa do tratamento light que a ditadura deu aos presos políticos e indulto natalino a policial matador. Xô, 2020!

Claro que a política não se resume a isso. Tem relações, ligações e explicações muito mais complexas. Mas estou resumindo o que acontece apenas nesta semana, às vésperas do Natal. É ou não é suficiente para encher o saco de qualquer bom velhinho? Qual é o seu malvado favorito?