quarta-feira, 16 de setembro de 2020

BolsonAgro: Vale tudo por dinheiro?

Às vezes é bom dizer umas verdades, ainda que (ou principalmente quando) isso possa provocar a ira dos poderosos e gerar uma reação orquestrada de quem tem atingida a parte mais sensível do corpo desse tipo de gente: o bolso.

Não por acaso, é o bolso dos apoiadores de Bolsonaro que em geral mais sofre quando o mundo se manifesta contra o obscurantismo, o negacionismo, o fundamentalismo cretino e as fake news; ou protesta contra os incêndios criminosos que devastam o Pantanal e a Amazônia.

Por que? Ora, porque faturar com o desprezo pela vida e o desrespeito às leis sob a cumplicidade do governo, com um presidente inepto e irresponsável, e um ministério repleto de parceiros do crime organizado contra a sustentabilidade e o meio ambiente, a ciência, a saúde, a educação, a cultura e o estado democrático de direito é muito mais fácil e conveniente.

Tem gente boa? Claro que tem. Mas como concordar com o entusiasmo fake que vemos nas campanhas caça-níqueis do agronegócio brasileiro, num mercado global onde o vale-tudo por dinheiro é cada vez mais repudiado, se conhecemos a verdade por trás do marketing, da publicidade e principalmente da política?

Desmatamento, fraudes, fogo criminoso, invasão de áreas de preservação, trabalho escravo, mortes, crueldade com os animais, overdose de agrotóxicos e uma “boiada” de ilegalidades que passa despercebida, como já propôs o próprio ministro do extermínio do meio ambiente.

Essa é a realidade por trás do “BolsonAgro”. Tech? Pop? Tudo às custas de quanto sofrimento e de quantas mortes? Que modernidade é essa que coloca o enriquecimento de meia dúzia acima da vida de milhões de seres humanos, da flora e da fauna?

Nesta semana já vimos o “cancelamento” do escritor Paulo Coelho pela milícia bolsonarista, ao postar no twitter e depois apagar um protesto que segue a tendência mundial: "Boicote as exportações brasileiras ou o taleban cristão controlará o país."

Um repúdio difuso ao poder bilionário das chamadas bancadas BBB: do boi, da bala e da bíblia. Essa excrescência antidemocrática que já domina a política brasileira e tem o ápice do seu empoderamento no (des)governo Bolsonaro. Um horror!

E o que faz Bolsonaro? Corta recursos do meio ambiente. Faz piada dos incêndios. Lava as mãos. Fecha os olhos. Ataca ONGs, ambientalistas, artistas, opositores, jornalistas. Isenta e anistia apoiadores criminosos. Compra o apoio de políticos retrógrados e corruptos. Vende um Brasil surreal.