terça-feira, 29 de setembro de 2020

Num só dia, Bolsonaro arma pedalada pior que Dilma e “passa a boiada” no Meio Ambiente

E aí? Cadê o Congresso Nacional? E o Supremo Tribunal Federal? E o povo nas redes e nas ruas? Estão todos acovardados diante deste desgoverno de ineptos, desequilibrados e irresponsáveis, com seus seguidores igualmente lunáticos e golpistas?

Enquanto eles disparam suas fake news e gritam que vão fechar o Congresso e o Supremo, Bolsonaro aproveita para surfar na onda do populismo, cometer desatinos diários, atropelar as leis, o estado democrático de direito e o bom senso com seu obscurantismo e uma extrema canalhice.

A tal da Renda Cidadã já nasce criminosa, coitada. Se não bastasse o apelo midiático e eleitoral da medida (que é justa e necessária, mas não dessa forma oportunista e atabalhoada), Bolsonaro quer assaltar o Fundeb e dar uma pedalada nos precatórios para o seu programa à reeleição, o “Bolsa Familícia”.

Aonde estão todas as vozes que se levantaram pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff por causa de uma pedalada fiscal? Aquela bicicletinha era inofensiva perto do truque bilionário que a tropa bolsonarista prepara, incluindo calote fiscal, maquiagem no teto de gastos, recriação da CPMF, entre outros sapos enfiados goela abaixo da população.

Mas a maioria dos brasileiros parece seguir com um inexplicável comportamento bovino, fiel ao toque do berrante bolsonarista, sem perceber que caminha a passos largos para o matadouro (“Êh, ô, ô, vida de gado. Povo marcado. Êh, povo feliz!”). Será efeito do bolsonavírus?

Aliás, por falar em gado, passou a boiada prometida pelo ministro do extermínio do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O mais recente golpe retira a proteção a manguezais e restingas para promover o turismo. Quer privilegiar a instalação de hotéis em áreas de preservação. Genial!

São os mesmos negacionistas do incêndio do Pantanal e do desmatamento da Amazônia. São os mesmos inconsequentes no enfrentamento da pandemia. São os mesmos bandidos que se apoderaram da política e golpeiam de morte a economia e a sustentabilidade.

O verde que interessa a Salles e Bolsonaro é pasto, agronegócio, dólar. Natureza para esses cretinos é atraso. Índio precisa ser “modernizado”, manter as tradições apenas como produto do “etnoturismo” enquanto libera as terras para exploração. A fauna é bonita como ilustração de livros - até porque muita coisa escrita ninguém lê. 

O mundo enxerga os absurdos e, mais que isso, os crimes cometidos pelo bolsonarismo. E nós? Será fumaça do fogo pantaneiro nos nossos olhos? Será consequência do efeito manada dos apoiadores bolsonaristas? O que nos leva a tamanha apatia, covardia e omissão?

O que falta para o #ForaBolsonaro? Ou bastava tirar o PT? Será que tudo aquilo que criticávamos à esquerda, a partidarização do Estado, a ideologização do poder, as ilegalidades, a corrupção, o fisiologismo e a irresponsabilidade fiscal, podem acontecer agora na mão inversa, à direita? Até quando?