sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Fogo na Amazônia e no Pantanal: O sofrimento dos animais e o mico do mito mitômano

Se não bastasse todo negacionismo e obscurantismo do (des)governo Bolsonaro, parece existir uma disputa interna de qual personagem é mais inepto, despreparado, irresponsável, desqualificado e desequilibrado, além de quem nos faz passar mais vergonha mundial.

A mais recente foi protagonizada pelo vice presidente, General Mourão, e pelo sinistro do extermínio do meio ambiente, Ricardo Salles. Para negar as queimadas na Amazônia, produziram um vídeo mostrando toda a pujança verde da floresta e “provaram” que os bichinhos estão são e salvos.

Até o presidente compartilhou tal vídeo, narrado em inglês e legendado em português, para calar a boca dos críticos e de quem denuncia que há focos de incêndio na floresta. Lá estava a prova definitiva: um mico-leão-dourado vivinho da silva, e nem sinal de fogo.

Que mico! Imagens de arquivo da Mata Atlântica como se fossem provas atuais da ausência de fogo na Floresta Amazônica. Mais uma vez Bolsonaro queima o filme do Brasil. Mente ao tentar negar o óbvio e sai ele próprio chamuscado: o incêndio é comprovado pelos satélites do INPE e da NASA.

E o fogo do Pantanal? Como negar? Dados oficiais do Ibama - esses nem Bolsonaro, Salles e Mourão contestam - indicam que o incêndio já atingiu mais de 2,3 milhões de hectares. Sabe o que isso significa? A área queimada equivale a 10 vezes as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro juntas.

Uma tragédia ambiental e humana. A devastação total da flora e da fauna. Aí o mico bolsonarista vai ficando ainda maior. A dor, o desespero, o sofrimento e a morte dos animais queimados são tristes, revoltantes, de cortar o coração.

Tudo isso poderia ser atenuado e até evitado, se tivéssemos a ação planejada e organizada de um governo sério, de gente consciente, mas o presidente se limita a fazer piada. Riu da situação quando a menina youtuber que ele levou à reunião ministerial tocou no assunto.

Para piorar, a causa desse incêndio é criminosa: as queimadas ilegais provocadas por pecuaristas e fazendeiros bandidos, sem noção, que Bolsonaro, Salles e Mourão não combatem e, ao contrário, estimulam. Cúmplices. Lunáticos. Vagabundos. Assassinos.

Fechando como um Midas do avesso, que onde toca vira cinzas, a live de Bolsonaro nesta quinta-feira contou com a mesma youtuber mirim que já havia questionado sobre o incêndio do Pantanal e provocado gargalhadas no nosso Nero de plantão.

Entre piadas misóginas e gordofóbicas, além da defesa do trabalho infantil, Bolsonaro usou a menina de dez anos como escada para comentar a lei recém-aprovada que aumenta a pena para maus-tratos contra cães e gatos, e que depende dele para ser sancionada ou vetada.

Bolsonaro, o boçal, deixou claro que acha exagerada a pena de dois a cinco anos para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar cão ou gato.

Ao contrário da menina, Bolsonaro é incapaz de compreender a importância da lei. Faz sentido. Psicopatas não tem empatia. Mas eu tenho horror e asco por este cafajeste. E você?