sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Começa propaganda eleitoral no rádio e na TV: Bruno Covas tem 1/3 do tempo total e o triplo dos principais concorrentes


A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa hoje (sexta-feira, 9 de outubro). Serão dois blocos diários de 10 minutos, às 13h e às 20h30 na TV; e, no rádio, às 7h e às 12h.

Dos 14 candidatos a prefeito em São Paulo, dez aparecem na TV, nesta ordem: Orlando Silva (PCdoB), Andrea Matarazzo (PSD), Joice Hasselmann (PSL), Celso Russomanno (Republicanos), Marcio França (PSB), Arthur do Val (Patriota), Jilmar Tatto (PT), Bruno Covas (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Filipe Sabará (Novo).

Vamos acompanhar com atenção e apostamos que tanto os programas quanto as inserções de 30 segundos espalhadas durante a programação ainda interferem muito na opinião do eleitor. A qualidade da propaganda, jingles, imagens bem editadas, o apelo emocional, propostas e bandeiras de campanha tendem a ganhar votos.

As redes sociais são influentes, sem dúvida. Mas o poder da TV e do rádio não pode ser subestimado. A candidatura à reeleição do prefeito Bruno Covas, com 3 minutos e 29 segundos por bloco, tem a maior fatia da propaganda. Seguido por Marcio França (1:36), Jilmar Tatto (1:07) e Joice Hasselmann (1:04).

Com menos de um minuto por bloco aparecem, na sequência, Celso Russomanno (51 segundos), Andrea Matarazzo (0:45), Filipe Sabará (0:18), Guilherme Boulos (0:17), Orlando Silva (0:17) e Arthur do Val (0:16) - esses tempos terão pequenas variações diárias, para mais ou para menos (num rodízio até o dia 12 de novembro).

Pela legislação eleitoral, não tem direito à propaganda no rádio e na TV as candidaturas de Marina Helou (Rede), embora ela seja uma exceção e participe dos debates (ou participava, já que Record, SBT, CNN e Globo cancelaram os seus); o folclórico Levy Fidelix (PRTB); e os praticamente desconhecidos Antonio Carlos (PCO) e Vera Lúcia (PSTU).

Outra vantagem indiscutível na TV é a cobertura diária da Rede Globo nos telejornais locais, em três períodos (Bom Dia, SP1 e SP2). O maior destaque fica para os três primeiros colocados nas pesquisas semanais. A partir desta segunda, dia 5, garantiram três aparições diárias com fala: Russomanno, Covas, França e Boulos, que estão em empate técnico no terceiro lugar.

Volto logo mais com novo post, comentando a participação dos dez candidatos à Prefeitura de São Paulo neste bloco de estreia da propaganda na TV, após as 13h10. O que será que nos aguarda?