sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Quem é quem no 1º dia da propaganda na TV



Começou hoje (sexta-feira, 9 de outubro) a propaganda eleitoral no rádio na TV. São dois blocos diários de 10 minutos, às 13h e às 20h30 na TV; e, no rádio, às 7h e às 12h. Além das inserções de 30 segundos espalhadas na programação (haja paciência!).

Dos 14 candidatos a prefeito em São Paulo, dez tem direito à propaganda na TV. Candidato à reeleição pela maior coligação de partidos, Bruno Covas, com 3 minutos e 29 segundos por bloco, tem a maior fatia diária. Seguido por Marcio França (1:36), Jilmar Tatto (1:07) e Joice Hasselmann (1:04).

Com menos de um minuto por bloco aparecem, na sequência, Celso Russomanno (51 segundos), Andrea Matarazzo (0:45), Filipe Sabará (0:18), Guilherme Boulos (0:17), Orlando Silva (0:17) e Arthur do Val (0:16) - esses tempos terão pequenas variações diárias, para mais ou para menos (em rodízio, até o dia 12 de novembro).

Mas, afinal, como foi a apresentação dos candidatos neste primeiro dia de propaganda na TV? Seguem breves comentários na sequência apresentada no bloco de estreia, às 13h:

Orlando Silva (PCdoB) - Na voz da cantora e deputada estadual Leci Brandão (em texto idêntico das inserções comerciais narradas pelo rapper Rappin' Hood), a mensagem é contra o preconceito e o racismo. Simples e direto: o Preto Prefeito.

Andrea Matarazzo (PSD) - Diz que foi ministro, embaixador, secretário e o segundo vereador mais votado de São Paulo. Conhece a cidade e cumpriu o mandato até o fim, em clara referência crítica a João Doria. Está no PSD de Kassab, mas não citou o “dono”, que foi prefeito de São Paulo por dois mandatos. Como disse Bruno Covas no debate da Band, Andrea Matarazzo segue como um tucano amargurado e ressentido pela derrota nas prévias do PSDB.

Joice Hasselmann (PSL) - É a “Joice17”, a #PeppaFeliz, a Penélope Charmosa, candidata talvez a substituir a atriz Uma Thurmann num eventual Kill Bill 3. “Tem Joice, tem jeito”. Será? Jeito de meme tem mesmo. Um tsunami. Talvez como prefeita não tenha chance, mas pode virar a musa lacradora do Twitter e do TikTok.

Celso Russomanno (Republicanos) - O candidato se apresenta como CR10, meio plágio, meio referência infeliz ao original CR7, o craque português Cristiano Ronaldo. Diz ter solução para tudo e não pede uma nova chance, mas uma chance para São Paulo. Não sozinho, é claro, com a ajuda do presidente Jair Bolsonaro. Argh! Propaganda indicada apenas para descerebrados bolsonaristas.

Marcio França (PSB) - Entrou num fundo preto, arriscou uma mensagem racional sobre o enfrentamento da pandemia. Errou o tom. Tentou ser respeitoso e equilibrado, foi fúnebre. Tentou atacar Covas, Doria e Bolsonaro com meias palavras. Talvez não tenha sido compreendido por ninguém além de seus companheiros do Partido Socialista Brasileiro, legenda que segue escondida pelo candidato nessa época de aversão à esquerda.

Arthur do Val (Patriota) - Reclamou rapidamente dos adversários e chamou para a live no seu canal “Mamãe Falei”. Eu não fui. E você?

Jilmar Tatto (PT) - Mais do mesmo. Bilhete Único, Vai e Volta, corredores de ônibus, abastecimento, ciclovias, Lula lá e um coração batendo com a estrela petista. É isso. PT saudações.

Bruno Covas (PSDB) - O estadista que combateu o coronavírus com firmeza, competência e equilíbrio (Será?). R$ 1 bilhão a mais na saúde, 8 novos hospitais, conhece a cidade, gosta de ser prefeito, enfrentou o câncer, lembrou do avô, Mário Covas, apresentou o filho. Belas imagens, edição ágil e dinâmica. Aproveitou bem o triplo de tempo dos adversários para passar sua mensagem. Nenhuma referência ao PSDB.

Guilherme Boulos (PSOL) - O eterno Capitão Nascimento, de Tropa de Elite (ou será o ator Wagner Moura, que era da Rede da Marina?), apareceu e pediu voto na chapa do PSOL com Guilherme Boulos e Luiza Erundina. Ficou meio no solto no ar. Senti falta de um “Cinco-zero, pede pra votar!”.

Filipe Sabará (Novo) - “Sabará saberá. Acesse o site e vamos conversar”. Mas quem deseja conversar com ele? Nem o próprio partido, que anunciou uma inédita “suspensão da candidatura”. Para inglês ver. Sem efeito prático nenhum. Só. Acabou.

*Atualização do bloco da noite, às 20h30: Joice trocou o programa. Abandonou os memes e se apresentou de modo mais sério, lembrando a oposição ao Lula e aos filhos do Bolsonaro; e a propaganda do Boulos simplesmente não foi ao ar. Motivo: suspensa pela Justiça após denúncia de Joice pela participação do ator Wagner Moura no lugar do candidato.