terça-feira, 17 de novembro de 2020

Com Covas ou Boulos prefeito, tanto faz: Centrão, evangélicos e vereadores ativistas vão ter peso decisivo no futuro governo


A nova composição da Câmara Municipal de São Paulo para o mandato que se inicia em 1º de janeiro de 2021 mostra que ganharam força os vereadores que apresentam pautas claras e objetivas, posições firmes e eleitores fiéis.

À esquerda e à direita, foram agraciados com a maior quantidade de votos aqueles que a população identifica com mais facilidade no espectro político partidário, regionalmente ou que tem uma atuação mais combativa, seja na TV, nas redes ou nas ruas, em movimentos sociais e periféricos.

O campeão de votos Eduardo Suplicy (PT), por exemplo, dispensa apresentação. Mas mesmo ele tem uma pauta prioritária: a renda básica da cidadania. O segundo lugar, com a campanha mais cara do Brasil, é Milton Leite, o “dono” do DEM paulistano e chefão paternalista dos bairros da zona sul.

Na sequência, mais figurinhas fáceis na mídia: o Delegado Palumbo, astro do programa policial Operação de Risco e assíduo nos telejornais vespertinos como o Cidade Alerta, da Record, e o Brasil Urgente, da Band. Ou o influenciador, protetor animal e também policial civil Felipe Becari (PSD).

E por aí segue a lista dos mais votados: Fernando Holiday (Patriota), polêmico líder do MBL (com mais dois parceiros eleitos); ativistas transgêneros como Erika Hilton (PSOL) e Thammy Miranda (PL); a bancada feminista do PSOL, entre outras defensoras das chamadas pautas identitárias de esquerda, como Luana Alves ou Elaine do Quilombo Periférico.

A nominata prossegue ainda com outros políticos tradicionalmente ligados à causa animal (os irmãos Roberto e Xexéu Tripoli), lideranças comunitárias (como os representantes da bancadas petista, que também inclui os irmãos Jair e Arselino Tatto) e uma lista interminável de evangélicos.

Anote a crescente bancada da Bíblia, seguindo também a ordem de votação: André Santos, Rute Costa, Eduardo Tuma, Sansão Pereira, Atilio Francisco, João Jorge, Carlos Bezerra Jr. e por aí vai, totalizando um influente grupo corporativo de mais de 20 parlamentares.

Lembrando que os vereadores declaradamente progressistas, ou de esquerda, são 14 (oito do PT e seis do PSOL). Da base do atual governo, estão mantidos originalmente 16 parlamentares (há outros apoiadores ocasionais, claro). Mas para ter maioria simples na Câmara são necessários 28 votos.

Ou seja, se Guilherme Boulos (PSOL) for eleito prefeito, ou mesmo se Bruno Covas (PSDB), que hoje tem maioria, for reeleito, é de se imaginar que para governar será essencial dialogar com forças distintas e organizadas, como os evangélicos, os ativistas e o eterno Centrão. A oposição terá bastante peso.

O primeiro teste de forças se dará logo após a eleição do prefeito, na aprovação do Orçamento da cidade para 2021 e na destinação das emendas. O próximo embate será no dia da posse, em 1º de janeiro, com a imediata eleição do novo presidente da Câmara, da mesa diretora e do corregedor.

Veja mais uma vez quem são os 55 vereadores eleitos para assumir uma cadeira na legislatura de 2021 a 2024 em São Paulo:

PT (Vagas: 8)
EDUARDO SUPLICY
DONATO
ALESSANDRO GUEDES
JAIR TATTO
JULIANA CARDOSO
SENIVAL MOURA
ALFREDINHO
ARSELINO TATTO
Primeiro suplente: Reis


PSDB (Vagas: 8)
RUTE COSTA
EDUARDO TUMA
JOÃO JORGE
CARLOS BEZERRA JR.
TRIPOLI
AURÉLIO NOMURA
FABIO RIVA
SANDRA SANTANA
Primeiro suplente: Gilson Barreto


PSOL (Vagas: 6)
ERIKA HILTON
SILVIA DA BANCADA FEMINISTA
LUANA ALVES
CELSO GIANNAZI
TONINHO VESPOLI
ELAINE DO QUILOMBO PERIFÉRICO
Primeira suplente: Juntas Mulheres Sem Teto (MST)


DEM (Vagas: 6)
MILTON LEITE
ELI CORRÊA
ADILSON AMADEU
SANDRA TADEU
RICARDO TEIXEIRA
MISSIONÁRIO JOSÉ OLIMPIO
Primeiro suplente: André Soares


REPUBLICANOS (Vagas: 4)
ANDRÉ SANTOS
SANSÃO PEREIRA
ATILIO FRANCISCO
SONAIRA FERNANDES
Primeiro suplente: Jorge Wilson Filho


MDB (Vagas: 3)
DELEGADO PALUMBO
GEORGE HATO
MARCELO MESSIAS
Primeiro suplente: Dr. Nunes Peixeiro


PSD (Vagas: 3)
FELIPE BECARI
RODRIGO GOULART
EDIR SALES
Primeiro suplente: Police Neto


Podemos (Vagas: 3)
ELY TERUEL
DR MILTON FERREIRA
DANILO DO POSTO DE SAÚDE
Primeiro suplente: Felipe Franco


Patriota (Vagas: 3)
FERNANDO HOLIDAY
RUBINHO NUNES
MARLON DO UBER
Primeiro suplente: Ligieri


PL (Vagas: 2)
THAMMY MIRANDA
ISAC FÉLIX
Primeira suplente: Noemi Nonato


Novo (Vagas: 2)
JANAÍNA LIMA
CRIS MONTEIRO
Primeira suplente: Naira Sathiyo


PSB (Vagas: 2)
CAMILO CRISTOFARO
ELISEU GABRIEL
Primeiro suplente: Ota


PP (Vagas: 1)
FARIA DE SÁ
Primeiro suplente: Major Palumbo


PSL (Vagas: 1)
RINALDI DIGILIO
Primeiro suplente: Bioto NPN


PSC (Vagas: 1)
GILBERTO NASCIMENTO JR.
Primeiro suplente: Dr. Barreira


PV (Vagas: 1)
ROBERTO TRIPOLI
Primeira suplente: Renata Falzoni


PTB (Vagas: 1)
PAULO FRANGE
Primeiro suplente: Mario Graf