quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Diversidade religiosa, social, econômica, de gênero: tudo junto e misturado na Câmara Municipal de São Paulo


A eleição municipal se aproxima e, com ela, a conscientização do eleitor sobre a importância de escolher bem seus representantes para o Executivo e o Legislativo. É sempre bom lembrar que o vereador é o nosso porta voz mais próximo na política, que fiscaliza o trabalho do prefeito, propõe leis e acompanha o dia a dia da gestão municipal. 

Daí a importância de saber o partido que ele representa, ou se pertence a outros movimentos organizados.Você quer votar num vereador que vai compor a base de governo ou que fará oposição? Você quer um vereador que tenha alguma pauta específica do seu interesse, que seja especialista em algum tema da cidade, que tenha um determinado perfil? Escolha!

Seguindo a proposta de apresentar candidatos diferenciados para a Câmara Municipal de São Paulo, trazemos hoje Pedro Henrique de Cristo (PDT), Erika Hilton (PSOL), Rabino Ventura (Cidadania) e Tamires Sampaio (PT). Pesquise. Informe-se. Vote consciente.


Pedro Henrique de Cristo (PDT) é formado em administração pela Universidade Federal da Paraíba, fez mestrado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e dedica a vida às políticas públicas, mobilização de pessoas e ações que causem impacto social.

Atuou nas favelas do Rio de Janeiro em projetos e estudos nas áreas de saúde, saneamento, cidadania, segurança e educação e na aplicação efetiva dessas propostas naquelas comunidades pobres.

Fundador do Brasil 21 e integrante de outros movimentos cívicos, foi candidato ao Senado em São Paulo pela Rede Sustentabilidade em 2018. Obteve 136.466 votos. Revela que desde menino seu sonho é transformar o Brasil no país da educação, da inovação e da sustentabilidade. 


Erika Hilton (PSOL) é uma das chamadas co-deputadas estaduais da Bancada Ativista, a primeira proposta vitoriosa de mandato coletivo eleita para a Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2018.

Ativista dos direitos humanos, ela se apresenta como transfeminista na luta por cultura, saúde e direitos sociais da população preta e LGBT. Tem, entre outros, o apoio declarado do ex-deputado Jean Wyllys.

Fã declarada do movimento #BlackLivesMatter, promete priorizar no mandato a defesa do direito à vida e à dignidade de todas aquelas pessoas marginalizadas e excluídas pelo “CIStema” (referência à sua oposição ao sistema normativo machista que relativiza preconceito, racismo, homofobia, transfobia etc.).


Rabino Ventura (Cidadania) é um líder moderno e midiático da comunidade judaica, defensor do diálogo inter-religioso, fundador da Sinagoga Sem Fronteiras e integrante da Banda Soul da Paz.

Resolveu entrar na política com a mesma missão de “amar ao próximo”, defender os vulneráveis, oprimidos e marginalizados, combater a cultura de ódio, o racismo, o antissemitismo e outros tipos de preconceito e de discriminação.

“As minhas andanças pelos cantos de São Paulo mexeram com o meu coração, ao entender a linguagem da alma de uma cidade cosmopolita e repleta de cidadãos que querem ser ouvidos, compreendidos e que têm as suas vozes tolhidas!”, afirma o rabino.


Tamires Sampaio (PT) é advogada, moradora de Guaianases, na periferia da zona leste de São Paulo, militante do movimento negro e de juventude, em especial na pauta de educação. É também pesquisadora na área de segurança pública, justiça criminal, racismo estrutural e genocídio da população negra.

Conta com orgulho que ela própria foi beneficiária de programas sociais dos governos petistas, como o Programa de Arrendamento Mínimo (PAR) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que lhe possibilitou estudar em escola pública e se formar em Direito como bolsista no Mackenzie (hoje é mestra e pesquisadora).

Ali, envolveu-se no movimento estudantil, foi eleita a primeira mulher negra a presidir o Centro Acadêmico João Mendes Júnior, daquela tradicional universidade particular, e depois vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE). Despertou a atenção do ex-presidente Lula, que a convidou para ser diretora no seu instituto e agora sair candidata.