quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Queremos que Bruno Covas e Guilherme Boulos assumam compromissos para uma gestão moderna, eficiente, inteligente e sustentável


É óbvio que o prefeito Bruno Covas, que venceu em todas as zonas eleitorais da cidade no 1º turno e larga com ampla vantagem neste 2º turno, é o favorito para ser reeleito para um novo mandato de prefeito em 29 de novembro.

E por que estamos falando isso, afinal? É torcida? É propaganda? Estamos contra ou a favor? Calma lá! Nem uma coisa, nem outra. Já dissemos que esse nosso espaço não existe para fazer campanha eleitoral nem bajular político algum. Vamos cobrar igualmente de todos e fiscalizar o mandato do eleito, seja ele quem for.

Mas há compromissos que desejamos cobrar de ambos, assim como questões que deveriam ser respondidas antes mesmo da eleição. Por exemplo: vocês concordam com tudo aquilo que os padrinhos políticos de cada um (João Doria e Lula) fazem e fizeram na política? Vocês põem a mão no fogo por eles? Não cabe nenhum reparo ou auto-crítica?

Na sequência, algumas propostas de campanha não lhes parecem exageradas ou inviáveis? De onde virá o dinheiro para fazer tudo aquilo que vocês prometem, ainda em plena crise da pandemia? A responsabilidade do cargo vai estar acima das ideologias? Vocês vão governar para todos ou ficar de picuinha e ataques entre governo e oposição?

Também somos declaradamente contra a obra terrível que foi feita no Anhangabaú, por exemplo, executada pelo prefeito Bruno Covas mas que já vinha sendo projetada desde a gestão de Fernando Haddad. Não há nada que possa ser feito para impedir ou corrigir bobagens como esta?

Ainda nessa área, achamos muito tímidas as ações da Prefeitura (quando não, omissas) em reivindicações sustentáveis como o parque público no terreno da antiga Esso, na Mooca. Apenas para citar outra promessa antiga, que se arrasta desde a gestão do PT. Alguém se compromete a colocar em prática este plano? Podemos acreditar?

Finalmente, é importante deixar claro que não queremos candidatos de salto-alto, cada um fechado na sua própria bolha ideológica e achando que já ganhou, ou que basta fazer meia dúzia de promessas populares ou populistas para merecer o voto do paulistano.

Queremos compromissos assumidos de fato, com os cidadãos, por isso a sustentabilidade - justamente por não ser a maior prioridade de nenhum dos dois - é o que nos mobilizará especialmente nesta cobrança. E aí, Covas? E aí, Boulos? Estão dispostos?

Praças, parques, proteção das áreas de mananciais, combate à poluição, cuidado com os animais, enfrentamento do desmatamento criminoso e dos loteamentos ilegais, enchentes, mudanças climáticas, lixões, resíduos sólidos, energia limpa, mobilidade urbana, coleta seletiva de lixo, lei da cidade limpa, lei de zoneamento, plano diretor.

A agenda de temas vinculados ao meio ambiente, à sustentabilidade e à qualidade de vida é imensa. São Paulo precisa de uma gestão moderna e eficaz, digna da cidade inteligente e inclusiva que merecemos ter. Então vamos torcer por respostas dos candidatos e dos vereadores eleitos. A conferir.