segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Tropa de choque do presidente Bolsonaro foi rejeitada na Câmara de São Paulo (Amém!)


Na pior fase do “efeito Mick Jagger” (com o perdão do ídolo do The Rolling Stones pelo baixo nível da comparação), São Paulo pode celebrar que se livrou da maioria dos candidatos lunáticos da bolha bolsonarista. (Ufa!)

Nada foi pior para quem disputou as eleições neste 15 de novembro do que o toque de Midas do avesso dado pelo presidente Bolsonaro. Eita dedo podre para apontar prefeito e vereador, cruz credo! Mas, enfim, mais um ponto para a civilização contra a barbárie.

Além de afundar definitivamente a candidatura de Celso Russomanno (Republicanos) à Prefeitura, levando ao 2º turno de São Paulo dois opositores declarados, uma série de outros bolsonaristas de carteirinha foi rejeitada nas urnas.

O exemplo mais emblemático foi Clau de Luca, candidata a vereadora do PRTB que recebeu o apoio pessoal de Bolsonaro e teve a recomendação nominal de voto pelo presidente a seus seguidores. Não rendeu nem 6 mil eleitores. Oh! Que dó!

Pelo mesmo PRTB, perderam a eleição Edson Salomão, até então tido como puxador de votos da direita conservadora mais radical, e Bruno Zambelli, irmão da deslumbrada e bajuladora deputada Carla Zambelli. Três derrotas seguidas: já pode pedir música no Fantástico?

Também ficaram de fora puxa-sacos como o ídolo corinthiano Marcelinho Carioca, candidato pelo PSL, bem como os seguidores bolsonaristas Caíque Mafra (dissidente do MBL), Abou Anni Filho e a maioria dos militares e candidatos da chamada “bancada da bala”, por essa legenda e outras.

Recomendada por Bolsonaro, a exceção entre os eleitos foi Sonaira Fernandes (Republicanos), ex-assessora de um dos zeros qualquer coisa, eleita com 17.881 votos graças ao quociente eleitoral que puxou quatro vereadores do braço partidário da Igreja Universal.

Fora isso, Bolsonaro conta com a simpatia declarada ou enrustida de um punhado de direitistas eleitos, entre bispos e pastores evangélicos como Rinaldi Digilio (PSL); Gilberto Nascimento Jr. (PSC), apoiado por Damares Alves e Silas Malafaia; e Missionário José Olímpio (DEM), o vereador do bispo Valdemiro Santiago.

Deus nos livre!